ponto-turístico-orelhao

Prova dos 3 Tambores

Publicado: Quinta-feira, 12 de julho de 2007 por Camila Bertolazzi

Camila Bertolazzi / www.itu.com.br
Os cavalos mais indicados para esse tipo de prova são os da raça Quarto de Milha
A prova de tambor consiste em contornar 3 tambores distribuídos em forma triangular, no menor tempo possível.
 
A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado da esquerda para a direita e os outros dois, da direita para a esquerda. A medida oficial dos tambores é de 27,50 m entre o 1º e o 2º, e de 32m entre o 2º e o 3º.
 
Caso o competidor derrube o tambor, ele é penalizado em cinco segundos que são acrescidos no tempo final. Erro de percurso, se o competidor cair do animal ou se chegar com qualquer parte do corpo para fora do animal, são considerados casos de desclassificação.
 
A média de tempo da prova dos tambores é de 18 segundos, tanto para homens quanto para mulheres. Os tempos são todos muito próximos, tanto que o Record mundial no esporte é 17s600ms.
 
Para abaixar cada vez mais o tempo, os atletas competem com cavalos selecionados, que tenham a linhagem própria para isso. Os mais indicados são o da raça Quarto de Milha, um cavalo rápido, próprio para provas curtas.
 
A prova é indicada para mulheres. “Em grandes rodeios, a prova de tambor é exclusiva das mulheres, afinal, o homem pode competir em outras modalidades, nas quais as mulheres não são permitidas”, afirma Pereira, especialista no esporte em Itu.

Fotos

  • Comentários