Cinema

Publicado: Sexta-feira, 8 de maio de 2015

Filme "O Lucro Acima da Vida" será exibido gratuitamente em Itu

Apresentação ocorre no auditório do Paço Municipal.

Filme "O Lucro Acima da Vida" será exibido gratuitamente em Itu
O filme é baseado na história real do Caso Shell

O auditório do Paço Municipal recebe no dia 15 de maio, às 19 horas, a exibição gratuita do filme “O Lucro Acima da Vida”, ficção baseada na história real de contaminação ambiental e de seres humanos conhecida como Caso Shell. A apresentação será aberta ao público e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O Caso Shell foi como ficou conhecido o episódio da poluição ambiental e contaminação por agrotóxicos de trabalhadores da Shell do Brasil, depois Basf S/A, e dos moradores do bairro Recanto dos Pássaros, na cidade de Paulínia, onde a fábrica foi instalada.

No filme, D’Marco (Déo Garcez) é um trabalhador da multinacional Shell que está prestes a se aposentar. Vive contando os dias e as horas para ir morar a beira de um lago, com muita pescaria e uma vida pacata e muito sossegada. Ele trabalha há anos na empresa e ultimamente tem presenciado acontecimentos estarrecedores e desmandos incontáveis por parte da empresa.

Ele tem sido testemunha de mortes, de doenças, de dificuldades, de destruição, tanto na fábrica como no bairro do entorno da mesma. Mas ele quer cair fora o mais rápido possível dessa lama e não quer ser nem testemunha dessa destruição toda. Porém a vida tem mais mistérios do que podemos imaginar e acaba arrastando D’Marco para uma luta sem tréguas.

Ao ver de perto as mortes e as desgraças, os conchavos e as mentiras, ele, quase que sem querer, vai se deixando levar pelos acontecimentos e acaba por aceitar e jogar sobre si a dura missão de ser o porta-voz de homens, mulheres e crianças que sofrem com tudo isso. No começo, luta sozinho. Mais tarde, ao conhecer o sindicalista Mattos (João Vitti) e o amigo Morales (Denis Derkian), formam um trio de ferro que nunca desiste de nada e que por 12 anos vão infernizar a vida da Shell.

“O Lucro Acima da Vida” conta com a participação especial de atores renomados, como Ailton Graça e Zezé Motta, além da atriz de Itu Amélia Conói. Com roteiro e direção de Nic Nilson, o drama de 90 minutos de duração tem produção da Globo Cine.

Serviço:
Exibição do filme “O Lucro Acima da Vida”
Data: dia 15 de maio, às 19h
Local: Auditório do Paço Municipal
Endereço: Avenida Itu 400 Anos, nº 111 – Itu Novo Centro
Entrada franca

Comentários