Colunistas

Publicado: Terça-feira, 5 de julho de 2011

Distância mais longa é entre a cabeça e o coração

Quando me pediram para escrever esse texto, pensei em como eu poderia fazer o meu coração escrever? Sim, porque o meu coração fala, grita, ri, chora, ama, mas ele nunca escreve. Então ele resolveu encarar esse desafio e pediu ajuda para a minha cabeça, e a primeira grande descoberta foi que "a distância mais longa é e entre a cabeça e o coração", como já dizia Thomas Merton.

Pense muito bem no sentido dessa frase ... a distância mais longa é e entre a cabeça e o coração... Você pode ter certeza que não é uma Maratona, um Ironman ou até mesmo a Caminhada de Compostela, e sim ...entre a cabeça e coração.

Chega a ser absurdamente simples, mas quando você realmente entender... é fatal, é como se fosse um click... tudo se encaixa. É um grito que desperta para as infinitas possibilidades do que pode vir a ser, em cada ser humano.

Porque as pessoas que estão vivas não optam em ser feliz?

Feliz e em sintonia com seu jeito e não o que é importante para o outro. As pessoas muitas vezes se anulam por causa do marido, esposa, filhos, familiares, amigos, namorados...

Cada um é feliz de um jeito, não dá para ser feliz em cima das escolhas do outro. Se uma pessoa estiver feliz, todos em sua  volta também estarão felizes.

A forma como escolhemos olhar para o mundo, cria o mundo que vemos.

Porque as pessoas têm fé em tantas coisas nesse mundo e não conseguem pegar 1% dessa fé e ter fé em si mesmas?

Porque precisamos lembrar para as pessoas aquilo que elas já sabem?

Como as pessoas conseguem criar  seus próprios monstros, alimentá-los e ainda passear com eles todos os dias? Monstros que não existem. Monstros que os faz enxergarem-se barrigudos, feios, manchas na pele, cabelos horrorosos, como se tudo isso fosse a coisa mais importante do mundo,  como se as pessoas fossem só isso.

Alguém pode me explicar?

Como as pessoas conseguem receber da vida mil beijos todos os dias e quando tomam um tapa na cara, transformam este tapa em um monstro e acabam esquecendo de todos  beijos?

Somos reflexo do que sentimos diariamente e devemos agradecer tudo que esta em nossa volta, inclusive a dor. E nunca esquecer de agradecer pelos beijos.

Como as pessoas conseguem acreditar que serão amadas apenas pelo nariz, pela bunda, pelos seios, pela roupa? Não adianta, isso não sustenta, chega a ser insano. Você ama uma pessoa pelo que ela é, e pelo que você é... sem mais nem menos. E digo mais, não existem pessoas feias, você pode não gostar de uma pessoa, mas uma outra vai amá-la. Eu conheci muita gente sem braço, sem perna, desfigurada, que eu amei tanto que parecia que o meu coração iria explodir, e o mais importante, eu continuo amando.

Não há coisa melhor do mundo que estar vivo, poder acordar de manhã e ter a consciência de que realmente estamos vivos, poder olhar para as pessoas, tocar nas pessoas, sentir as pessoas, ouvir música, sentir gosto de comida, sentir aromas maravilhosos, sentir o amor, compaixão, felicidade, tristeza, medos.

Porque se a vida fosse muito fácil, sem problemas e desafios, seria muito chata de se viver. Entender a morte é entender a vida. Não espere seu médico dizer que você tem câncer e tem apenas 30 dias de vida para começar a realizar os seus sonhos. E para começar essa maravilhosa jornada da vida e do amor, basta apenas dar o primeiro passo na direção entre a sua cabeça e o seu coração.

Se você está se perguntando se eu sou diferente de você, a resposta é não! Eu sou igual, a única diferença é que  trabalho há muitos anos  com esporte para pessoas deficientes, e eles me ensinaram muitas coisas:

... para enxergar a minha vida com os meus próprios olhos e não com os olhos dos outros, principalmente enxergar com os olhos do meu coração.

... que não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.

...  que não existe beleza física que seja maior que o coração.

...e que a distância mais longa é entre a cabeça e o coração.

Precisa dizer mais alguma coisa?...

Comentários