Colunistas

Publicado: Terça-feira, 26 de junho de 2007

A Evolução dos Meios de Comunicação

Recentemente passamos por uma reformulação geral na forma de se comunicar, pois criamos inúmeras possibilidades de mídias publicitárias. Uma delas, que apesar de não ter sido criada com esse intuito, é a “World Wide Web”. Sabemos que há alguns anos a internet já faz parte de nosso cotidiano, porém apenas nos últimos quatro ou cinco é que ela se tornou um grande e eficaz meio de comunicação e promoção publicitária para qualquer um, sejam empresas multinacionais, trabalhadores autônomos ou até usuários domésticos.
 
O mais interessante é o baixo custo e a facilidade de atingir um grande número de pessoas que a grande rede mundial proporciona, diante de outros meios de comunicação. Algumas empresas, hoje, concentram-se seus investimentos principalmente em publicidade on-line, onde além de promover seus produtos e serviços, podem contar com uma interatividade muito maior com o consumidor, existindo, portanto, mais facilidade em categorizar os tipos, classes e público alvo.
 
Mas, como sempre, existe sempre um lado para desfavorecer alguns setores, temos como exemplo um mercado que sofreu grandes mudanças com o advento dessa nova tecnologia, o musical. A facilidade de propagação das músicas ficou extremamente grande, fazendo com que usuários tenham acesso a um acervo muito maior, porém a um custo insignificante ou zero, e com isso a indústria fonográfica sofre um impacto grande em seu faturamento.
 
Enfim, toda essa revolução nos meios de comunicação é mais uma prova das recentes notícias de que vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde a nacionalidade e regionalidade existem, porém com uma grande interatividade com as demais culturas, muitas vezes havendo fusão e/ou adaptação de dois ou mais costumes. Pensemos por esse lado quanto à publicidade na internet. Peças publicitárias dos diversos cantos do mundo estão todas concentradas em um único “local” e podem ser visualizadas aleatoriamente por qualquer individuo, porém trazem diferentes formas, influências regionais e grupos culturais diferentes. De certa forma a sociedade começa aceitar um pouco mais a “interferência” de outras culturas em sua própria, e a entender que todos falamos a mesma língua, diferentes na escrita e no forma de produzir o som das palavras, porém iguais na tentativa de se comunicar, aprender, evoluir e principalmente criar um bom relacionamento com o próximo.
Comentários