Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de junho de 2014

Vai ter Copa sim

Crédito: Arquivo Pessoal Vai ter Copa sim
Para André Roedel, a Copa é a oportunidade do Brasil mostrar que é sim uma grande potência

Por André Roedel

Faltam poucos dias para a Copa do Mundo. Após 64 anos, o maior evento do planeta volta a ser disputado no Brasil. E não adianta chorar, reclamar ou protestar: vai ter Copa mesmo. Você pode não concordar com os bilhões de reais investidos (investidos, veja bem) pelo governo na competição, mas também não pode negar que a realização do Mundial em solo brasileiro é uma oportunidade única.

É a oportunidade do Brasil mostrar que é sim uma grande potência e que, mesmo com inúmeras adversidades, sabe receber com carinho e competência os turistas estrangeiros. Esta também é a grande chance de nós brasileiros acabarmos de vez com a síndrome de cachorro vira-lata que se perpetua por anos e anos em nossa sociedade. Somos filhos de um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, minha gente!

Para os ituanos, o Mundial vai ser vivido com muita intensidade. Isso porque nossa cidade vai receber na primeira fase nada menos que duas seleções: a da Rússia e a do Japão. Torço para que as duas delegações curtam muito nossa terra que, mesmo cheia de defeitos, sempre foi acolhedora com quem vem de fora. Afinal, não podemos esquecer, Itu conta com gente de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Se fora do campo o clima é de protesto, dentro dele será uma verdadeira festa. Uma festa do futebol bonito e bem jogado. Teremos Cristiano Ronaldo em grande fase, um sempre incrível Lionel Messi e um garoto abusado chamado Neymar que tem tudo para decidir a Copa do Mundo para a nossa seleção. Isso sem contar a seleção da Espanha, atual campeã, que promete repetir as boas atuações recentes.

Durante um mês o Brasil será o centro das atenções. O que funcionar será pouco lembrado e o que não funcionar será duramente criticado, mas a Copa vai acontecer. Se ela será boa para o país, só o tempo dirá. O que importa é sabermos que, mesmo aos trancos e barrancos, nossa pátria pode se orgulhar de ter recebido o maior evento do mundo em duas oportunidades. E de ter vencido cinco vezes. Que venha o hexa!

André Roedel é jornalista formado pela Faculdade Prudente de Moraes, repórter do Itu.com.br e colunista do Jornal Identidade.

Comentários