Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 19 de março de 2018

Água e Proteção Ciliar

Água e Proteção Ciliar

Nesta semana onde comemoramos a semana da água é imprescindível, mais uma vez, alertar para a importância das matas ciliares para preservação dos recursos hídricos. Conforme estudo realizado por Sorrini (2015), em áreas agrícolas onde a atividade antrópica é caracterizada pela ausência de mata ciliar, determinados compostos derivados das características do solo, do usode fertilizantes e defensivos agrícolas nos sedimentos de fundo e água, se apresentaram com valores superiores aos das áreas protegidas por mata ciliar, em função do carreamento intenso de partículas, através das águas de escoamento tanto pluvial como de irrigação, para o interior dos corpos hídricos.

É fato que a vegetação ciliar retém estes materiais em corpos de água, e é também consenso que sua conservação contém as ribanceiras de rios, diminui e filtra o escoamento superficial, e dificulta o carreamento de sedimentos e possíveis poluentes para os corpos hídricos, além de ser essencial para conservação da biodiversidade, servindo também como habitat e pelo motivo de muitas espécies de animais e microrganismos sobreviverem e dependerem diretamente dela e de sua conservação. Quanto mais degradada se apresenta a mata ciliar, sua eficiência diminui em reter sedimentos, isso devido à redução da capacidade de amortizar a velocidade de condução de partículas transportadas pela enxurrada em eventos de erosão hídrica, essas partículas não são retidas de modo eficiente pela vegetação ripária, contribuindo para um menor controle hidrológico.

Este trabalho buscou demonstrar a preocupação do ponto de vista ambiental, que visa melhorar a qualidade de vida da população, a qualidade ambiental das áreas degradadas, a qualidade e quantidade da água dos mananciais, e corrobora e subsidia futuras propostas de políticas públicas e ações da sociedade para uma melhor gestão dos processos de uso e ocupação do solo, alertando para a importância das matas ciliares e sua manutenção e ou restauração ecológica no entorno dos cursos d'água, sempre visando à melhoria de sua qualidade e a preservação da biodiversidade, bem como dos mananciais constituídos com finalidadede abastecimento público.

Fica aqui registrado aos órgãos gestores de mananciais para abastecimento público, que as matas ciliares representam muitos benefícios para os corpos hídricos, pois contribui, para manutenção dos habitats, para o fluxo gênico, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendoa oxigenação do meio aquático. Promove, também, restabelecimento da estrutura e das condições de aeração, retenção de água, o que aumenta a infiltração, deixando o solo mais úmido. Diminui também o escoamento e os riscos de erosão, aumenta a absorção de nutrientes pelos indivíduos arbóreos, arbustivos e plantas herbáceas, minimizando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para os corpos hídricos. A manutenção e ou a restauração ecológica das matas ciliares, são ações fundamentais para proteção dos mananciais utilizados para abastecimento público, culminado no aumento da oferta e na melhoria da qualidade da água para consumo humano.

Comentários