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Publicado: Terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A temporada de Schumacher até aqui

Quando Michael Schumacher anunciou no fim do ano passado que estaria de novo no cockpit de um Fórmula 1, as expectativas foram muitas e as mais variadas. Apareceram discussões se valeria a pena ele voltar; e também sobre se ele seria competitivo novamente ou não.

A questão de “valer a pena” só o piloto pode responder. Pelo menos ele tem afirmado que está curtindo essa volta, que está tendo prazer, mesmo que até agora as corridas disputadas não tenham servido pra rechear significativamente suas estatísticas.

Aliás, ele deve estar gostando mesmo pois só vejo isso como justificativa para o retorno. Dinheiro ele tem de sobra, recordes também. O mundo da F1 ele nunca deixou já que toda hora aparecia nos grandes prêmios dando seus pitacos na Ferrari. Então, entendo que sua principal motivação realmente foi fazer o que gosta: pilotar um Fórmula 1.

E assim sendo, deve estar se lixando para o que pensam dele ou se sua média de vitórias por corridas vai diminuir.

Competitividade baixa

Sobre a competitividade, a situação é visível: as 4 corridas de 2010 foram uma decepção! Tudo bem que a Mercedes esteve um passo atrás de Red Bull, McLaren e Ferrari, mas o alemão vem tendo um desempenho muito discreto. O piloto mostrou pouca ação, parecendo estar em um ritmo defasado em relação aos rivais.

Hoje, numa disputa roda com roda, eu não botaria fé no Schumacher... Especialmente na última corrida (China), o alemão tomou ultrapassagem de tudo quanto é lado. E, se comparado com seu companheiro de equipe, a coisa piora: Rosberg não só tem mais pontos como vem se mostrando mais combativo.

Nico está com mais gana? Acho que não... Seria muita incoerência Schumacher voltar se não estivesse com vontade. O que pode estar influenciando nessa “apatia” talvez seja o desempenho do carro.

Para quem tinha como melhor resultado um segundo lugar (Cingapura 2008), os dois terceiros de Rosberg significam muito! O que significam para Schumacher? Um cara que é heptacampeão se arriscaria por uma vitória, mas... e por um sétimo lugar?

Existe também uma consideração quanto ao estilo de pilotagem, de adaptação ao carro, o que explicaria a diferença de rendimento também nos treinos. Aparentemente, o W01 serve mais ao estilo Rosberg que ao estilo Schumacher. Na Ferrari, os projetos eram exatamente ao seu gosto. Na Mercedes, quando anunciou seu retorno, a máquina já estava saindo do forno...

Nesse quesito, uma boa notícia para Michael: a Mercedes promete modificações no carro, como uma melhor distribuição do peso e mudança na distância entre-eixos. Quem sabe sua relação com o carro não melhora? Um outro ponto é físico mesmo. Primeiro existe a questão de seu pescoço, que nunca mais foi o mesmo depois de sua queda de moto.

No ano passado, a Ferrari cogitou sua volta e ele se justificou alegando que as dores no pescoço não o deixaram retornar. Seis meses depois está tudo maravilhoso? Estranho, não?

Depois vale lembrar que Schummy sempre sobrou em termos de preparação física, mas é razoável pensar que após um tempo parado talvez esteja faltando aquele algo mais.

Campeão é campeão

Contudo, temos que respeitá-lo. Com o curriculum que tem, suas capacidades são inegáveis. Tomando por base o que vi até agora, acho que o filho do Keke tem tudo para terminar na sua frente no Mundial...

No entanto, se eu tivesse que apostar em quem dará uma eventual primeira vitória para a Mercedes na temporada, minhas fichas ainda estariam no heptacampeão. Primeiro, pelo que já escrevi acima: uma coisa é disputar um lugar intermediário, outra é lutar por uma vitória!! Não imagino o Schumacher dando moleza a um Button, porexemplo, numa briga por um primeiro lugar.

Em segundo por que acredito na “Estrela de Campeão”, que coloca certos pilotos nolugar certo, na hora certa. Numa dessas, periga o Rosberg colecionar bons resultados e o Schumacher abocanhar uma vitoriazinha...

Vencer é uma coisa que ele sabe! É bom não duvidar da fera.

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