Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 27 de abril de 2012

Epajuma 2012 em defesa dos bens comuns

Crédito: EPAJUMA Epajuma 2012 em defesa dos bens comuns
EPAJUMA 2012 contra a mercantilização da Vida

Um Encontrão pra lá do fim do mundo começa no dia 27 de abril! É o II Encontro Paulista de Juventudes e Meio Ambiente – EPAJUMA 2012.

Com o tema “Modelos de Desenvolvimento e Transição Geracional”, o encontro tem como finalidade buscar pontos de convergência entre as lutas anticapitalistas das juventudes do estado de São Paulo, tendo em vista o fortalecimento do processo da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental e a articulação pós Rio + 20, a Conferência de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A partir das 12 horas da sexta-feira começa o credenciamento das pessoas e grupos. E à noite, às 20 horas, acontece a abertura oficial do evento. Em seguida será realizada uma palestra que dará o tom político do encontro, com o tema “Juventudes Paulistas contra a Mercantilização da Vida”.

No sábado pela manhã a mesa “Modelos de desenvolvimento, paisagem e territórios” abordará, pela perspectiva de transformação da paisagem, os efeitos do modelo de desenvolvimento adotado no estado de São Paulo. À tarde começam os Grupos de Reflexão e Diálogo (GRDs), cujo processo vai identificar e mapear conflitos socioambientais percebidos e vivenciados pelas juventudes paulistas, subsidiando a definição de convergências e prioridades de atuação política conjunta.

Já no domingo os diversos grupos vão trocar conhecimentos e experiências. Pela manhã será realizada uma mesa com o tema “Movimentos sociais contra a mercantilização da vida”, no qual a luta em defesa dos bens comuns estará em debate. E à tarde acontecem as oficinas autogestionadas, oferecidas pelos participantes tanto para as pessoas envolvidas no encontro como para os moradores de Presidente Alves.

Segunda é o dia de retomar os resultados dos GRDs e trabalhar na busca de pontos convergentes, capazes de servir de elos articuladores das organizações, grupos, coletivos e movimentos presentes. Pela manhã a mesa “Rio + 20, Cúpula dos Povos e Transição Geracional” vai trabalhar os temas em debate no processo da Conferência de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a partir das perspectiva das juventudes e dos movimentos sociais e redes da sociedade civil envolvidas com a organização da Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental, evento paralelo organizado pela sociedade civil internacional. E pela tarde acontecerá os GRDs e a Plenária Geral de Convergência.

E para encerrar o encontro, na terça-feira, todas as discussões serão materializadas na grande Marcha Pra lá do Fim do Mundo, realizada com materiais produzidos pelos participantes, de forma a manifestar seus olhares sobre os temas debatidos.

Realização e Parcerias

Quem deu o pontapé para a sua realização são os seguintes grupos e organizações:

  • Coletivos Jovens de Meio Ambiente de São Paulo
  • Ecosurfi - Entidade Ecológica dos Surfistas
  • ONG Caminho das Águas
  • 500 Caipiras
  • Instituto Refloresta
  • Núcleo Código Florestal de Rio Claro
  • Mitotes
  • Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Juventude

E apoio forte e irrestrito de Prefeitura de Presidente Alves que mobilizou a cidade para garantir a infra-estrutura do Encontro.

Atividades Simultâneas

Durante os dias do encontro os jovens terão também a oportunidade de participar de atividades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Presidente Alves. Elas envolvem palestras sobre recursos hídricos e meio ambiente que serão ministradas por integrantes da SABESP e do IBAMA, visitas monitoradas pela área rural da cidade, exposições fotográficas e oficinas sobre artesanato, coleta seletiva e outros temas.

Grupos de Integração Noturna (GINs)

Todas as noites do EPAJUMA 2012 estão recheadas com uma rica programação cultural. Haverão cinedebates, apresentações teatrais e musicais. A banda Coligação Zen, da zona leste de São Paulo, será uma das atrações principais, junto com as bandas locais da região de Presidente Alves como os grupos Epicentro e Cabine Estreita. A banda Zafenate, que também se apresentaria durante o encontro, teve shows cancelados e não poderá mais tocar durante o encontro.

Outras informações você encontra no endereço eletrônico www.epajuma.org.br

Comentários