Colunistas

Publicado: Terça-feira, 24 de julho de 2012

Águas do Brasil

O Brasil tem hoje 12% da água mundial, tornando-se um país privilegiado no aspecto água doce em nosso continente. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Lembrando que ainda não aconteceu a explosão demográfica naquela região embora tendo toda essa riqueza colossal.

Precipuamente e contrariando todos os censos, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. Sem falar do abandono politico que o nordeste recebe expressando cada vez mais sua sede não apenas hídrica, mas social muito mais. Agravando mais o problema da escassez de água nestas regiões.

Se fizermos uma leitura mais acurada do cenário ficaremos perplexos com os nossos rios tornando via de transporte de lixo dos grandes centros, exemplo o velho e pacifico rio Tiete. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais.

Que planeta estamos deixando para nossos descendentes, é hora de nos voltarmos para Deus autor da natureza, que sem sua anuência o homem destrói a cada dia o melhor de Deus pra nós.

Dado o recado.

Comentários