Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Futuro limpo: papo quente

Futuro limpo: papo quente
As questões ligadas às alterações do clima precisam de ações emergenciais. É janeiro e já presenciamos as enchentes, muito calor, a seca e sem falar na crise energética vivida pelo “apagão” há alguns anos atrás. Tudo isso mostra na prática a emergência do tema.
Hoje, o nosso principal desafio é ter atitudes.


Um pouco de história
Uma das primeiras iniciativas para orientar as políticas globais sobre o aquecimento, foi a criação do Painel Intergovernamental pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa Ambiental da ONU, em 1988.
A partir da ECO-92 a sociedade planetária incorporou a necessidade de conciliação da proteção ambiental com o desenvolvimento e foi um marco fundamental para o desenvolvimento da consciência mundial em relação às questões ambientais. Muitos importantes documentos são resultantes da Eco-92, sendo um deles a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que enfoca o problema das mudanças nos padrões climáticos mundiais.
Mais de 150 países assinaram a Convenção das Nações sobre Mudanças Climáticas em 1992. O Protocolo de Kyoto, vinculado a esta convenção, foi negociado entre 1995 e 1997, mas só entrou em vigor em fevereiro de 2005.


Protocolo de Kyoto
 Assinado em 1997, o Protocolo de Kyoto é um desdobramento da Convenção de Mudanças Climáticas em 1992. Nele está expresso que os países industrializados devem reduzir suas emissões combinadas de gases de efeito estufa em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990 até 2012.
A entrada em vigor do protocolo foi importante por ser o primeiro instrumento internacional a fixar metas e prazos. Também, pela percepção de se identificar e buscar soluções para os problemas como o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL, fruto da iniciativa brasileira.
 
Efeito estufa
Efeito estufa é a intensificação do aquecimento global da parte mais baixa da atmosfera da Terra, devido principalmente à grande concentração de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e vapor de água.
O efeito estufa é um fenômeno natural no sistema climático. Sem o efeito estufa o sol não conseguiria aquecer a Terra o suficiente para que vivêssemos aqui.

Caos
 Segundo dados do relatório preliminar do Painel Intergovernamental para a Mudança Climática o aquecimento global:
 Fará com que milhões de pessoas passem fome pois diminuirá a oferta de alimentos.
 Provocará Inundações como já vem ocorrendo nas seis pequenas ilhas em Papua Nova Guiné,  seus moradores são os primeiros refugiados de mudanças climáticas no mundo. Eles foram obrigados a deixar suas casas em função da elevação do nível do mar, diretamente ligada ao aquecimento global.
Haverá grande perda da biodiversidade: o planeta perdeu mais espécies no século 20 do que nos últimos 65 milhões de anos.
 Ocorrerá o degelo em diversas regiões e muitos outros problemas como a falta de água e o aumento do número de espécies ameaçadas de extinção. 
 
Brasil
No Brasil, os principais fatores que contribuem para as alterações climáticas, são o desmatamento e queimadas de nossas florestas, o aumento no uso de combustíveis, especialmente derivados do petróleo ou carvão mineral, a agricultura e as emissões de gás metano, provenientes da pecuária ruminante.
A boa notícia é que nós brasileiros estamos 'mais preocupados' com aquecimento global segundo uma pesquisa divulgada pela consultoria AC Nielsen. Quatro entre cinco brasileiros (81%) disseram que o assunto é "muito sério", em um levantamento feito via Internet em 46 países. O Brasil ficou à frente da França, onde 80% dos entrevistados disseram considerar "muito sério" o aquecimento global. Os internautas dos Estados Unidos, o país que responde sozinho por um quarto das emissões de gases que causam o efeito estufa, se mostraram "menos familiarizados e menos preocupados" com o tema. Segundo a pesquisa, 13% do americanos nunca ouviram falar em aquecimento global e apenas 43% disseram achar que se trata de algo "muito sério".

Então você também pode colaborar, e fazer muito pelo futuro do Planeta:
 
Mobilização dia 1 º de fevereiro de 2007
 
A Aliança pelo Planeta (grupo francês de associações ambientalistas) lança um apelo simples a todos os cidadãos de se dedicarem por cinco minutos à Terra.
 
Todo o mundo apagará por 5 minutos suas lâmpadas e aparelhos elétricos entre 19h55 e 20 h (horário de Brasília). Não se trata apenas de economizar eletricidade nesse dia, mas também chamar a atenção da mídia e daqueles que têm poder de decisão sobre o desperdício de energia e a urgência de agir! Cinco minutos de repouso para o Planeta Terra.
 
Não toma muito de seu tempo, não custa nada, e isso mostrará aos candidatos à presidência da França (e também a outros candidatos e atuais presidentes de outros países) que a mudança climática é uma questão que deve ser levada em conta em qualquer decisão política.
Comentários