Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

Por que bilingüismo?

Três anos de pesquisas, visitas a várias escolas de São Paulo e muito, muito estudo.
Uma escola bilíngüe sempre foi o nosso sonho. Um sonho, entretanto, que muitas vezes ia contra os nossos princípios de uma boa educação.
Foi longo e árduo o caminho que percorremos até conseguirmos elaborar um projeto de trabalho que seguisse a nossa filosofia.
As escolas bilíngües e as escolas internacionais foram, a princípio, criadas para acolher filhos de estrangeiros que moravam ou estavam de passagem pelo Brasil.
Hoje, no entanto, estas escolas são cada vez mais procuradas por pais brasileiros que preferem dar a seus filhos educação nos padrões do primeiro mundo. A procura por escolas internacionais e bilíngües tem como principais objetivos o aprendizado de idiomas, o conhecimento de outras culturas e a habilitação dos jovens para completar seus estudos no exterior.
A necessidade de falar inglês e os benefícios de aprender uma segunda língua na infância são indiscutíveis, em especial em Itu, após o lançamento do Projeto “ITU — Cidade Poliglota”, mas quando falamos em bilingüismo surge sempre uma questão delicada: até que ponto deve-se relegar a segundo plano a língua portuguesa e os valores da cultura brasileira?
Foi com essa preocupação em mente que nós elaboramos o Bridge Project, um projeto paralelo que terá início em 2006 e contará com atividades lúdicas de total imersão na língua inglesa. Entretanto, a dinâmica das classes regulares irá se manter intacta, para preservar nossos valores sócio-culturais.
Assim, mesmo com o objetivo de se aprender uma segunda língua, nossas crianças crescerão com fortes raízes culturais, buscando o autoconhecimento e o fortalecimento do orgulho de serem brasileiros.
Comentários