Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 11 de novembro de 2016

GAPISI - ITU

GAPISI - ITU

Grupo de Apoio, Prevenção e Informação ao Soropositivo de Itu.

 

Você sabia que em nossa Comarca existe um Grupo de Apoio, Prevenção e Informação ao Soropositivo de Itu?

Pois bem, esse Grupo existe desde 1999, mais precisamente foi fundado em 02/03/1999. É uma associação civil de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado.

O Gapisi tem sede própria na Rua Fabiani dos Santos, 88, Jardim Padre Bento, e, atualmente tem seu funcionamento de segunda à sexta, das 13:00 às 17:00 horas.

E qual a finalidade deste Grupo?

Desenvolver ações sócio-educativas com a população, no sentido de informar clara, exata e cientificamente, sobre todos os aspectos relacionados ao HIV/AIDS.

Orientar e aconselhar todas as pessoas que necessitarem, prestar suporte técnico, administrativo a Entidades ou Grupos que necessitarem de conhecimento quanto à prevenção e os cuidados relacionados ao HIV/AIDS.

O Grupo ainda estabelece e celebra convênios com Organizações Governamentais e Não Governamentais, empresas e entidades para desenvolver as programações propostas.

Organiza, promove e desenvolve treinamentos, palestras, seminários e discussões à respeito do HIV/AIDS para formar a consciência das pessoas para a prevenção, assim como promove intercâmbio de experiências com Instituições e Grupos no Brasil e Exterior, tudo visando ampliar os conhecimentos sobre essa terrível síndrome.

O Gapisi é uma Associação sólida, devidamente registrada e referência no Interior do Estado de São Paulo, possuí um Estatuto Social e Regimento Interno, tudo devidamente registrado.

Atualmente o Grupo dispõe de um perfil no Facebook (https://www.facebook.com/gapisi.itu.3?fref=ts) , telefone para contato (11-4013-4477), e-mail ([email protected]), além de um site o qual esta sendo construído e brevemente estará no ar.

O Grupo desenvolve diversas atividades para os assistidos, entre elas uma das principais é o artesanato, além de contar com psicóloga e advogados, tudo em prol dos assistidos.

E diante do preconceito que ainda cerca o assunto, a ética e o sigilo quanto aos assistidos são sempre mantidas e não é porque uma pessoa frequenta o Gapisi que significa que ela tenha HIV, isso é uma triste percepção das pessoas as quais de forma errônea fazem um pré-julgamento de quem lá frequenta, e, isso definitivamente precisa acabar.

Assim como toda entidade sem fins lucrativos, o Gapisi desenvolve atividades para arrecadar fundos, tais como a confecção de sacolinhas para veículos – aquelas que você coloca no câmbio para depositar lixo – além de pinturas em canecas e camisetas e outras, aceitando encomendas de pessoas físicas e jurídicas a preços bem acessíveis, com o fim único de se manter.

Além disso, o Gapisi tem uma grande Horta com verduras e frutas orgânicas, sem agrotóxicos, a qual já é sucesso no bairro e se expande para a Cidade. Toda a renda também é revertida para a manutenção da Horta e a Associação.

O Gapisi ainda conta com um brechó de roupas, utensílios para o lar e calçados em boas condições de uso, sendo os valores arrecadados também revertidos para manter a Associação.

Ademais, o Grupo se encontra de portas abertas para a população de Itu e região e aceitam doações de móveis, roupas, eletrônicos e outros, sendo que retiram a doação no seu local, basta combinar com a Associação, através de seus meios de contato.

Também aceitam doações em espécie (dinheiro), através da seguinte conta bancária: Banco Santander – Agência 0065 – conta-corrente 13.02639-3.

Há diversos projetos em andamento a curto, e, a longo prazo e somente com as vendas e doações é que poderão ser realizados.

O precípuo é a informação, pois, apesar do HIV/AIDS não ter cura, há tratamento disponível e o maior mal não é a síndrome em si, mas o preconceito que cerca o tema e este é um dos pontos que o Gapisi também pretende combater, pois acredito eu que contra o preconceito, há a cura, qual seja: a informação.

Comentários