Colunistas

Publicado: Sábado, 23 de abril de 2016

Nome para a ponte estaiada de Salto

Crédito: Autor Nome para a ponte estaiada de Salto

Como ituano, não quero me intrometer nos assuntos “internos” de Salto, mas sendo nossa cidade irmã, e  considerando-me um cidadão irmão dos saltenses, gostaria de sugerir o nome de Adelino Garcia para a nova ponte estaiada de Salto.

No tempo da minha juventude, isto seria visto como um grande “atrevimento” de minha parte, porque vivíamos a época do bairrismo exacerbado, onde saltenses e ituanos não ocupavam o mesmo espaço.

Era bem assim mesmo: garotos de Salto não namoravam garotas de Itu, porque nós não permitíamos. Digo nós, porque envolvi-me em várias brigas, na missão de expulsar os intrusos saltenses das brincadeiras dançantes, que era uma espécie de baile, que só jovens frequentavam.

Bem, eram tempos românticos. Ainda bem que as brigas não passavam de alguns sopapos e olhos roxos.

Bons e velhos tempos. Mas senti vontade de homenagear o Sr. Adelino Garcia e explico por quê:

Numa de minhas andanças pela história de Itu e das cidades vizinhas, deparei-me com a figura magistral do Sr. Adelino Garcia.

Nascido em 1901 em São Manoel, SP, casou-se com D. Ana Rita Florindo e depois com D. Francisca de Valle Garcia, formando uma bela família na cidade de Salto e muito contribuiu com o seu trabalho para o desenvolvimento da Terra dos Taperás, título atribuído à cidade em função da maciça presença do Taperá, uma ave de cor pardo-acinzentada com o peito e abdome brancos.

Ainda na juventude Sr. Adelino foi pedreiro e construtor civil com registro no CREA/SP. Construiu obras em Salto e em várias cidades ocupando o cargo de Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Salto na década de 1950.

Sua contribuição para a cidade não parou por ai. Foi ainda um grande esportista, jogando futebol pelo Corinthians Saltense em 1928 e presidente da Associação Atlética Avenida em 1951. Também ator e diretor teatral de várias entidades, e atuante líder político vindo a falecer em 1983 aos 82 anos.

Caso seja possível, acredito que será de grande justiça, pois conversando com antigos funcionários da Prefeitura de Salto, ouvi que ele foi o construtor encarregado da atual ponte de travessia do Rio Tietê, que liga as duas cidades.

A ponte estaiada terá 225 metros de extensão, 15,5 de largura e um mastro de 40 metros de altura. No topo, terá um mirante de 110 m2, com elevador panorâmico de onde se observará toda a cidade. Foi inspirada na ponte Octávio Frias de Oliveira em São Paulo.

Entendo que será de grande importância essa homenagem ao Sr. Adelino Garcia. Homenagem que se estenderá à todos os funcionários municipais de Salto, aos pedreiros e trabalhadores da construção civil, mola mestra do desenvolvimento do Brasil.

Disponível nesta data em:
https://www.facebook.com/Lembran%C3%A7a-Teatral-Saltense-779455792153764/?fref=ts
http://historiasalto.blogspot.com.br/2014/07/os-passaros-taperas-e-cidade-de-salto.html
http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2013/01/cidade-de-salto-sp-tera-ponte-estaiada-sobre-o-rio-tiete.html
 

Comentários