Colunistas

Publicado: Sábado, 9 de janeiro de 2016

Espiritualidade em foco

Crédito: Renata Guarnieri/Raquel Ciampi Espiritualidade em foco

Todos terão ficado maravilhados ao ver na Igreja Matriz da Candelária, já desnudada a cortina que encobria todo o espaço do presbitério, ao ver surgir como que um novo altar-mor, com seus adornos na cor dourada e brilhante.

Muito semelhante às Igrejas de Ouro Preto e mais cidades históricas, eis que essa a primeira lembrança que ocorre. Um esmerado trabalho de restauro impecável.

Se o mesmo procedimento se estender aos altares laterais localizados à nave do templo, aí então a Matriz da Candelária se alteará a uma condição de vir a ser uma das mais belas igrejas da Diocese de Jundiaí, em estilo barroco.

Tampouco se negue, a quem chegue a ver a magnificência dessa Matriz, por dentro e por fora, o porte majestoso de verdadeira Catedral.

Por sinal e a propósito, era Bispo titular Dom Amaury, quando circularam rumores de que Itu talvez viesse sim a ser sede de nova Diocese. O tempo passou e não aconteceu. Criara-se entanto muita expectativa a respeito.

Ainda na mesma linha de eventos de ordem espiritual, é de se registrar a presença de multidão talvez nunca igualada num mesmo e determinado local, no caso, a Praça Padre Miguel.

O Papa Francisco instituiu, como é de geral conhecimento, o Jubileu da Misericórdia, com ato inaugural em Roma, amplamente divulgado pela mídia. .

O fito dessa benesse espiritual se destina a todas as nações.

Desde logo sua Excelência Reverendíssima, Dom Vicente Costa, titular da Diocese de Jundiaí, cuidou da implantá-la.

Designou, para toda Diocese, três locais em que se realizaria a mesma cerimônia: a Catedral, naturalmente; o Santuário de Bom Jesus de Pirapora e o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, em Itu.

A imprensa noticia que no dia 6, quarta feira última deste janeiro, após a Missa Campal presidida pelo Senhor Bispo, secundado por mais de sessenta sacerdotes e diáconos, um público estimado em vinte mil pessoas acorreram à passagem pela Porta da Misericórdia em Itu, aptos pois a serem beneficiadas com as indulgências jubilares.

Amplos telões, fronteiriços à Matriz como também na Igreja do Bom Jesus, ensejaram o perfeito acompanhamento de tão frutuosa cerimônia e demonstração de fé.

Esta cidade, brindada com tantos e merecidos epítetos, vale agora lembrar, é cognominada também como a Roma Brasileira.

Comentários