Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 24 de junho de 2015

20 Centavos (2014)

20 Centavos (2014)

 O filme do diretor Tiago Tambelli consegue nos pontualizar em relação aos eventos de Junho de 2013. Como um protesto localizado que cresceu em São Paulo tomou conta do Brasil inteiro. Bom já se engana quem pensa que a produção vai explicar alguma coisa sobre os protestos. Alguns acharam confuso o que aconteceu. Mas o que ocorreu na verdade?

O que “20 Centavos” nos mostra é como uma coisa pode se transformar em outra. Ver o filme é como assistir o nascimento de um monstro sem foco e sem limites. Gostei como o diretor vai de um ponto ao outro, os depoimentos são crus rápidos e mostra bem o espírito do “Gigante Acordou”. Ao mesmo tempo em que ele crítica abertamente o que o brasileiro coloca como ordem de importância e também a corrupção num evento que é de direito de todos, ou seja, sem partidos.

As ruas de São Paulo estão tomadas pelo movimento “Passe Livre”. Estudantes, trabalhadores ou vagabundos. Não sabemos dizer quem é quem. Simplesmente temos uma massa em movimento com uma coisa na cabeça “3,20 NÃO!”. Os aumentos abusivos do governo em cima de transportes “públicos” são abusivos e assim segue 2 anos depois. Mas aos poucos o movimento ganhou tanta força e pedindo tantas coisas que nos perdemos no meio de tudo. “O fim da corrupção”, “aumento do salário dos professores”, “Feliciano fora”, “não vai ter copa” e etc. Era o coro de quem saia nas ruas com o flamado canto de “Vem pra rua vem”. E assim gastamos o que era foco na mídia, ou melhor, no povo que era pra acordar, eles viram a pior imagem do brasileiro em protestos. Como uma galera que queimava lixos e depredava prédios públicos. Ou à esquerda ou a direita debatendo feito louco sobre algo que não tem partido é o povo pedindo melhoras em tudo. 

Para mim o que Tiago Tambelli coloca no filme é quando você grita e surge o eco e esse eco se reproduz com milhares de sons. Foi algo que começou certo e depois saiu e voltou como estava. Seja pelo ano passado onde colocamos novamente as mesmas pessoas no poder. Não houve mudança de partidos “PSDB” ou “PT”. Nada mudou. Uma vergonha enorme ver os jovens pedindo mudanças e colocando a extrema direita no poder por mais 4 anos.
Um ótimo documentário que merecia melhor destaque e estudo e sim uma pena ver que tivemos uma voz ativa, mas por pouco tempo. Uma pena ainda maior ver que mesmo o brasileiro mostrando o poder de manifestação que tem, gosta de se esconder atrás da mídia ou de um grito de gol. Coisa que o documentário muito sabiamente conseguiu colocar. O “Partido da Impressa Golpista”, ou melhor, o “PIG” conseguiu bem fazer a cabeça das pessoas. E o documentário também consegue mostrar essa clara influencia principalmente nos finais do protesto.

Acho que o maior trunfo seja o não julgamento e também não tomar lados. Coisa que fica difícil quando você tem um partido claro ou ideologias claras mesmo quando contestáveis. Mas liberdade de expressão é uma praga e uma benção né? Bom e “20 Centavos” estão ai para isso para tomar esse lado. Mesmo que nem goste de nada é interessante assistir e criticar o que poderia dar certo ou não. 

Comentários