Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 20 de maio de 2015

Goleada para matar a saudade

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Goleada para matar a saudade
Ronaldo completa para as redes e amplia o marcador em Itu

Pronto, torcedor rubro-negro. A saudade chegou ao fim da melhor maneira. Com dois gols de Ronaldo, vitória do Galo por 2 a 0 sobre o Goiás-GO, time de elite nacional. Em jogos de mata-mata, 2 a 0 é goleada. Há quase um mês, o Ituano vencia a Lusa por 2 a 1, no Canindé e avançava na Copa do Brasil. Neste período restou ao clube esperar a definição do seu rival. É o terceiro adversário tradicional encarado nesta atual Copa do Brasil. E provavelmente vai ser o terceiro despachado. Vitória com sobra do Ituano, praticamente consolidando a classificação para as oitavas.

Principais nomes rubro-negros
Além do goleiro Fábio, que fez uma defesa excepcional no último lance da partida, Clayson e Cristian foram intensos e ditaram o ritmo ofensivo da equipe. O jovem Clayson com seu repertório de habilidade. O experiente Cristian com o toque refinado, a calma e a precisão nos lançamentos que distribuiu ao longo da partida. Inclusive aquele para Dick cruzar para Ronaldo decretar o 2 a 0. 

Não se pode esquecer de Tarcísio Pugliese, que montou um seguro sistema defensivo, e também fez uma substituição perfeita no começo do segundo tempo, ao tirar o volante Ewerton e colocar o meia armador Guilherme. Além de tudo, colocou Dick como um ala, as vezes até como ponta. Era arriscado, mas no futebol é preciso fazer em certos momentos, quando o treinador vê a chance e a necessidade da vitória. O Goiás ficou encurralado. 

Por fim, créditos também para o zagueiro esmeraldino Felipe Macedo, que colocou a mão na bola, fez o pênalti e foi expulso. O jogo estava difícil e o gol teimava em não sair. Macedo resolveu facilitar as coisas para o time da casa.

Todo mundo feliz?
O Goiás está praticamente eliminado e não deve reverter a desvantagem de dois gols. Mas não tem problema, já que pelo regulamento bisonho da CBF, o time vai ser bonificado com a classificação para a Copa Sul-Americana, no segundo semestre. Alguns times até preferem ser eliminados nesta fase para poder jogar uma competição internacional e mais fácil como a Sul-Americana. Ano passado, São Paulo e Fluminense perderam para Bragantino e América-RN, com claros sinais de entrega.

É possível que o Goiás aceite, sem problemas, a eliminação. Isso porque o regulamento prevê que um time que seja ranqueado suficientemente para jogar a Sul-Americana (como o Goiás), dispute a Sul-Americana em caso de uma eliminação até a terceira fase da Copa do Brasil (que é a fase que o torneio se encontra). Como uma equipe só pode jogar uma das duas competições, acaba tendo margem para casos de entrega de resultado.

Por isso, o Goiás pode não trazer muitas dificuldades para a classificação do Ituano. Todos devem sair felizes no jogo de volta, que acontece na quarta-feira que vem (27), no Serra Dourada, em Goiânia-GO. 

Enfim, a torcida
A diretoria de marketing fez a promoção e a torcida compareceu em bom número: 3150 torcedores foram apoiar o Ituano. Há tempos não sentia esse orgulho, de olhar para o lado e ver tanta gente no Novelli Júnior torcendo pelo time da cidade.

Em 2015, nas quatro vezes em que o público havia superado a marca de 1500 pessoas, o Ituano ainda não havia vencido. Foram quatro empates contra Corinthians, Palmeiras e Portuguesa (duas vezes).

No galinheiro não
Ituano, Novelli Júnior e Tarcísio Pugliese têm dado muita química. Sob o comando do treinador, foram 15 jogos em casa, contando Série D 2014, Paulistão e Copa do Brasil 2015. São oito vitórias, seis empates e somente uma derrota (para o Osasco Audax, em um resultado mentiroso).

Comentários