Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 30 de março de 2015

PANROTAS, um Fórum que cumpre seu papel

PANROTAS, um Fórum que cumpre seu papel

Em um país carente de pensamento estratégico e conceitual na área de turismo, que ainda é tratado oficialmente como lazer e não indústria, o encontro realizado pela publicação Panrotas no dia 24 e 25 de março merece aplausos.

Fugindo ao padrão de mercado de promover eventos medíocres que apenas distribuem prêmios e bajulações a velhos e novos caciques do trade, o Fórum Panrotas contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento do turismo brasileiro.

A cada edição o encontro se alinha mais em indicar tendências e abordar temas vitais, mesmo que isto signifique eventualmente contrariar interesses oblíquos em um território de egos inflados. Talvez o mais importante item da pauta deste ano tenha sido a discussão honesta sobre a mobilidade digital e acesso global do consumidor a ferramentas de reserva, com a iminente necessidade de mudança de paradigmas na prestação de serviços de turismo.

Mais de 1400 profissionais compartilharam 19 sessões de experiências e conhecimentos no excelente Golden Hall do WTC, em São Paulo. Uma organização impecável, sob o comando da sempre competente e amável Heloisa Prass.

Um agradecimento especial. Graças à generosidade dos organizadores, foi possível à imprensa por vezes concorrente participar integralmente do conteúdo programático. Uma visão estratégica correta da Panrotas, pois no final esta atitude exemplar é sinal não só de maturidade e desprendimento, mas ajuda também a aprimorar a qualidade da informação fornecida a todo o mercado.

Comentários