Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O Natal visto em filmes e séries

Crédito: Divulgação O Natal visto em filmes e séries
Lily e Ted descobrem que o Natal é o período do perdão

O Natal sempre esteve presente na cultura pop. A própria figura do Papai Noel é totalmente ligada ao universo do entretenimento. Por isso, é comum vermos essa importante data sendo retratada em filmes e séries americanas. Aliás, todo bom seriado que se preze tem o tradicional “episódio de Natal”, onde a trama segue normalmente, mas é ambientada nesta alegre e festiva época do ano.

Um desses episódios natalinos que eu mais gosto é “How Lily Stole Christmas”, da segunda temporada de “How I Met Your Mother” – que eu recomendo a todos. No capítulo, Ted (Josh Radnor) e Lily (Alyson Hannigan) trocam insultos e quase arruínam o Natal da turma. No meio das diversas piadas e trapalhadas, o episódio traz uma lição: o Natal é um período de perdão, não de ressentimento.

Outras séries também abordaram o Natal em seus episódios, como “The Big Bang Theory”, “Lost” e “Freinds”, mas nenhuma fez de maneira tão original quanto “Community”. E, por coincidência, também foi no 11º da segunda temporada. Mas o que torna esse capítulo tão original? Ele é totalmente feito em stop motion! Só isso já faria dele um episódio memorável, mas, pra melhorar, a história é fantástica.

E quanto aos filmes? Bem, Hollywood é especialista em produzir clássicos de Natal. Um deles é “Esqueceram de Mim”, que todo ano é exibido na Sessão da Tarde nesta época do ano. O filme que alçou Macaulay Culkin ao estrelato é divertidíssimo, reunindo vários elementos tão ligados ao Natal – pelo menos dos EUA, já que aqui no Brasil não neva.

“O Grinch” é mais um filme que já se tornou clássico de Natal. Inspirada no livro de Dr. Seuss, a obra traz Jim Carrey no papel-título. Com a maquiagem verde, o ator ficou totalmente irreconhecível. Sujeito mal-humorado e que detesta o Natal, o Grinch cria um plano para acabar com a data festiva. Mas claro que isso não dá certo e a criatura acaba conhecendo o verdadeiro espírito natalino.

Os Muppets também estrelaram um filme natalino. Em “O Conto de Natal dos Muppets”, os personagens vivem uma inusitada e divertida versão para os cinemas da história clássica de Charles Dickens. Outro filme marcante – pelo menos pra mim – é “Um Herói de Brinquedo”, onde Arnold Schwarzenegger vive um pai que deixa as compras de Natal para o último momento e acaba descobrindo que o boneco desejado pelo filho está esgotado. Diversão do começo ao fim.

E pra você, qual o filme ou episódio de série com tema de Natal que você mais gosta? Comente abaixo! Mas não importa muito qual a minha ou a sua preferência. O importante é que o espírito natalino se espalhe em todos os corações! Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos!

Comentários