Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Garota Exemplar

Crédito: Divulgação/IMDb Garota Exemplar
Amy e Nick Dunne, o casal conturbado de "Garota Exemplar"

David Fincher sempre se supera. Diretor dos ótimos “Clube da Luta” e “Seven”, ele conduz com maestria “Garota Exemplar” (Gone Girl, 2014), filme baseado no livro homônimo de Gillian Flynn – que também assina o roteiro (aliás, a história de Gillian é bem interessante: era jornalista da Entertainment Weekly, virou uma das principais escritoras de suspense da atualidade e agora é roteirista de cinema, com indicação a Globo de Ouro e tudo mais).

Mas a direção de Fincher é realmente o grande trunfo de “Garota Exemplar”. Ele soube escolher bem as cores do filme (ou a falta de, já que o cinza preenche a tela), o ritmo certo, a trilha sonora... Enfim, tudo funciona bem. As atuações de Ben Affleck e Rosamund Pike, que vivem o casal Nick e Amy Dunne, também são grandiosas. O conturbado relacionamento dos dois é levado com perfeição para o cinema, fazendo com que o espectador tenha uma experiência tão interessante quanto quem leu o livro.

Ponto para a narrativa usada pelo consagrado diretor, que optou por inserir elementos do best-seller no filme. Um exemplo é a alternância dos pontos de vista. Ora o filme se concentra na visão de Nick, ora nos relatos descritos no diário de Amy. O mais interessante disso tudo é que ninguém se perde, fica tudo fluído e fácil de compreender. Isso graças ao roteiro sagaz de Gillian, que não fez cerimônia em adaptar sua própria obra.

A reviravolta central da trama – que deixa até quem já leu o livro espantado – é conduzida de forma exemplar (não podia deixar passar essa). Talvez a única derrapada tenha sido não explorar melhor os motivos para que ela acontecesse. Mas nada que atrapalhe o desenrolar da história, que instiga e fascina de uma forma ímpar.

Outro ponto positivo em “Garota Exemplar” é o elenco de apoio. Neil Patrick Harris (Desi Collings) e Tyler Perry (Tanner Bolt) estão muito bem, mas são as coadjuvantes femininas que se destacam mais. Kim Dickens como a detetive Rhonda Boney e Carrie Coon como Margo Dunne, irmã gêmea de Nick, estão espetaculares, elevando ainda mais o nível do filme.

“Garota Exemplar” é um thriller psicológico de primeira, que comprova o quanto o casamento pode ser perigoso. O filme mostra que até alguém considerado exemplar pode se transformar, mudar abruptamente de comportamento. E também é um alerta para que os casais modernos voltem a praticar algo em desuso: o diálogo.

Comentários