Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Marvel versus DC: a briga esquenta no cinema

Crédito: George Pérez Marvel versus DC: a briga esquenta no cinema
Marvel versus DC: confronto sai do papel e vai para as telonas

A essa altura do campeonato você já deve saber que tanto o Marvel Studios quanto a Warner Bros. anunciaram um “pacotão” de filmes baseados nos quadrinhos da Marvel Comics e da DC, respectivamente. Até 2020, teremos várias produções que adaptam personagens clássicos – e alguns pouco conhecidos do grande público – para a telona. E quem ganha com isso? Todo mundo, do fã aos investidores.

Produzir filmes de super-heróis atualmente tem se tornado uma opção muito rentável. “Os Vingadores”, “Guardiões da Galáxia” e a trilogia “O Cavaleiro das Trevas” mostraram a todos em Hollywood que as adaptações de quadrinhos não são voltadas apenas aos leitores, mas sim a todos. Afinal, não precisa ser um consumidor assíduo de HQs para reconhecer personagens tão icônicos.

Isso tem induzido os grandes estúdios a investir pesado nesse novo gênero – sim, já podemos dizer que “filme de super-herói” é um novo gênero cinematográfico. Um exemplo claro disso foi “Guardiões da Galáxia”. A Marvel apostou em personagens desconhecidos, investiu uma boa grana e agora colhe os resultados. O filme é um dos mais vistos do ano e ultrapassou até o “O Homem de Aço”, filme do Superman!

Vendo o sucesso da concorrente, a DC não quis perder mais tempo: anunciou todos os seus projetos até 2020. Algumas apostas certeiras, como novos filmes de Superman e Batman, além de dois da Liga Justiça; mas algumas arriscadas, como os filmes solos de Aquaman, Flash e Ciborgue e também do Esquadrão Suicida, que nem quem lê quadrinhos conhece muito bem.

Mas a DC sairá na frente da Marvel em uma coisa: será a primeira a lançar um filme solo com uma super-heroína, a Mulher-Maravilha. Gal Gadot, que já terá participado de “Batman V Superman: Dawn of Justice”, será a personagem. Essa foi a primeira rasteira aplicada pela “distinta concorrência”. Mas a Marvel não deixou barato. Anunciou poucos dias depois e o filme da Capitã Marvel e outra novidade: Pantera Negra.

Interpretado por Chadwick Boseman, o personagem será o primeiro herói negro de peso nas telonas. O filme dele estreia em 2017, três anos antes do filme solo do também negro Ciborgue, da DC, que será estrelado por Ray Fisher. Porém, o Pantera Negra já terá aparecido nos cinemas um ano antes: em 2016, ele terá participação especial e essencial em “Capitão América: Guerra Civil”, um dos grandes anúncios da Marvel.

O terceiro filme da franquia colocará o herói interpretado por Chris Evans frente e frente com o Homem de Ferro de Robert Downey Jr. em um confronto que terá reflexo em todas as demais produções da Casa das Ideias. Algo épico, que pode até mesmo ofuscar o embate de outras duas lendas dos quadrinhos: Batman e Superman, que vão se estranhar no filme que será lançado alguns meses antes de “Guerra Civil”.

Além de todos esses anúncios bombásticos, não podemos esquecer que existem os filmes da Fox – como “X-Men: Apocalipse” e “Quarteto Fantástico” – e da Sony – continuações de “O Espetacular Homem-Aranha” e os prometidos filmes do Venom e do Sexteto Sinistro. Isso sem contar outras obras que podem ser anunciadas futuramente, séries de TV, da Netflix... Enfim, seja como for, uma coisa é certa: que ótima época para ser nerd!

Comentários