Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Nutrientes x cabelos

Você sabia que uma alimentação equilibrada também tem papel essencial na beleza e na saúde dos seus cabelos?
Confira abaixo como você pode se beneficiar através dos nutrientes:

PROTEÍNAS - Responsáveis pela manutenção e crescimento de novas células e tecidos, pode ser encontrada em produtos de origem animal, como ovos, carnes, leite e derivados, mas também nas leguminosas.

ZINCO - Estimula a multiplicação das células e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos. Encontra - se em ostras, mariscos, fígado, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, leite e farelo de trigo.

COBRE - Atua na formação de colágeno e elastina e é ingerido através de mariscos, ostras, fígado e oleaginosas, como amendoim, nozes e castanha-do-pará, entre outros alimentos.

BIOTINA - Essencial para o crescimento celular. Sua deficiência está relacionada à queda dos fios. Presente em alimentos como fígado, gema de ovo, nozes, cereais e leite.

ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS - Estimulam o crescimento capilar e a renovação das células da pele — caso do ômega 6. Sementes oleaginosas (como nozes, avelã), óleo de milho, girassol e soja.

SELÊNIO - Antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres que causam envelhecimento dos fios, entre outras consequências. Encontrado no bacalhau, atum, salmão, ostras, gérmen e farelo de trigo e castanha-do-pará.

VITAMINAS DO COMPLEXO B - A vitamina B2 ajuda na produção de energia para o corpo, sendo fundamental para o crescimento dos fios. Já a B6 participa da síntese da queratina, o que é essencial para a saúde da cabeleira. Presente em leite e derivados, fígado, carnes, ovos e vegetais folhosos verdes. B6: vísceras, carnes magras, cereais integrais, frutas, legumes, grãos e nozes.

VITAMINA C Além de ação antioxidante, participa da produção e manutenção do colágeno, que fortalece a fibra capilar e pode ser encontrada na acerola, laranja, caju, pimentão verde e vermelho.

Cabelos fracos, queda capilar ou demora a crescer podem ser indícios de falta de algum nutriente, portanto, fique atento e procure manter uma alimentação saudável.

 

Comentários