Colunistas

Publicado: Domingo, 24 de agosto de 2014

GAAAI Filhos do Coração

GAAAI Filhos do Coração

Toda Comarca precisa ter um Grupo de Apoio à Adoção e Itu não dispunha deste Grupo.

Na Semana Nacional da Adoção em Seminário realizado nas dependências do Fórum de Itu, foi finalmente dado início à formação deste Grupo, por iniciativa do Grupo Parlamentar Pró Adoção.

Os voluntários então tiveram sua primeira reunião em 05 de junho de 2014, data de formação e fundação do Grupo, o qual dessa data em diante foi tomando corpo e após outras reuniões, finalmente se tornou um Grupo, sendo que já possuí inclusive um nome: Filhos do Coração.

O Grupo tem como missão e objetivo, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e legislações pertinentes, prepararem futuros pretendentes a pais, assim como aos futuros filhos nos casos de adoção tardia e os filhos biológicos que receberão um novo irmão. Orientar quanto ao cadastramento e habilitação para a adoção no Fórum de Itu e acompanhamento psicológico e jurídico.  O Grupo ainda irá esclarecer dúvidas sobre todo o processo de adoção, seja pré e pós à esta. Iremos desmistificar o processo de adoção. A troca de experiências entre pais que já adotaram e futuros pais adotivos, e entre filhos adotivos e biológicos também será um dos objetivos do Grupo.

O “Filhos do Coração” sensibilizará as famílias adotantes para as adoções necessárias com enfoque nas crianças disponíveis nas instituições e funcionará como órgão voluntário auxiliar das Varas da Infância e da Juventude ou outro órgão competente no que diz respeito à adoção.

Serão promovidas reuniões mensais, encontros, palestras e debates para troca de experiências e apoio técnico, com candidatos à adoção, famílias por adoção, entidades de abrigos e demais instituições voltadas para a proteção das crianças e adolescentes.

O quadro social do GAAAI Filhos do Coração é constituído de número ilimitado de associados, todos voluntários, sem envolvimento político, admitidos por ato da Diretoria, mediante convite ou proposta do interessado o qual assinará termo de compromisso.

Grupo formado, independente, já aprovado pelo Poder Judiciário através da Juíza da Vara da Infância e Juventude e apto a atuar junto à Comarca de Itu em total consonância com o Setor Técnico do Fórum.

Comentários