Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A Vida Secreta de Walter Mitty

A Vida Secreta de Walter Mitty
Ben Stiller se sai bem no papel do sonhador Walter Mitty

Recentemente conferi A Vida Secreta de Walter Mitty. Se a princípio Ben Stiller protagonizando e dirigindo uma dramédia com ares épicos (produzida pelos mesmos estúdios de As Aventuras de Pi) soa estranho, após conferir a obra tudo parece no seu devido lugar. O astro das comédias americanas se sai muito bem no papel do sonhador Mitty, que vive durante quase duas horas aventuras e histórias dignas de Forrest Gump.

Inspirado num conto escrito por James Thurber em 1939, o filme mostra o pacato Walter Mitty (Ben Stiller) como chefe da seção de negativos da revista americana Life. Recém-vendida para uma grande corporação, a publicação impressa vive seus últimos dias: migrará para a internet - fato que realmente aconteceu no ano 2000, quando um dos grandes marcos do fotojornalismo chegou ao fim para dar lugar somente à versão eletrônica.

Preso a sua fértil imaginação, Mitty é um cara pacato que não realizou grandes feitos em sua vida. Mas isso está prestes a mudar quando percebe que não encontra o negativo nº 25 enviado pelo renomado fotógrafo Sean O’Connell (vivido magistralmente por Sean Penn), que serviria como capa da última edição impressa da revista, o que o faz partir numa jornada que até então era apenas fruto de seus mais inventivos sonhos.

Carregado de metáforas e mensagens de auto-ajuda (algumas um tanto piegas), A Vida Secreta de Walter Mitty é esteticamente bonito e também encorajador: faz com que repensemos nossas vidas simplórias para assim podermos viver vidas mais aventureiras e sem medo. Porque, como bem disse Oscar Wilde, “viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”.

Ah, a trilha sonora do filme também é imperdível! Destaque para "Space Oddity", do David Bowie:

Comentários