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Publicado: Sexta-feira, 23 de março de 2012

Alimentação e mídia

Alimentação e mídia

A obesidade é destacada como uma epidemia desse século, afetando crianças e adultos. No caso da obesidade infantil, estão relacionados não só às mudanças de padrão alimentar, mas também ao estilo de vida. Quando se fala de mudanças, o que mais chama a atenção é o aumento da ingestão de alimentos altamente calóricos associado a comportamentos sedentários, especialmente passando horas jogando vídeo game, na frente de um computador ou assistindo televisão. Essas práticas em conjunto contribuem para o ganho de peso, com grande acúmulo de gordura.

Hoje em dia a compra de computadores e vídeo games tornou-se comum, facilitando o acesso aos conteúdos da internet e jogos eletrônicos. O problema desse hábito é que normalmente ocorre o consumo de alimentos calóricos durante essa atividade, principalmente aqueles nutricionalmente pobres (biscoitos, salgadinhos e refrigerantes).

A televisão tornou-se o principal meio de veiculação da mídia, pois o aparelho não é somente fonte de informação, mas também de lazer para grande parte da população. As mensagens transmitidas na TV podem ser extremamente importantes à promoção de saúde, como também podem conter informações errôneas nas propagandas, as quais reforçam hábitos alimentares inadequados.

A quantidade de propagandas veiculadas na TV aos jovens e crianças sobre alimentos pouco nutritivos sempre foi intensa, pois desde a idade precoce já se cria fidelidade em relação a alguma marca ou produto, fidelidade essa que tende a permanecer na vida adulta

Se preocupando com a sua saúde e bem estar é que o instituto oferece uma linha de pratos infantis, uma opção divertida e saudável para essa fase tão importante de transição.

Esperamos sua visita!

Esse texto teve a colaboração de Valéria S. Loeschke – Nutricionista, Cooperadora em Projeto de Pesquisa do BRAMS e LIMED da UNICAMP. Trabalha no Instituto de Nutrição Prof. Dra. Roberta Cassani, ênfase em Assessoria e Consultoria Empresarial.

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