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Publicado: Domingo, 20 de março de 2011

Eu não gosto de blogs

Crédito: Banco de imagens Eu não gosto de blogs
Um blog é mais do que um diário online

O que lhe vem à cabeça quando você pensa em um blog? É bastante provável que você imagine um diário online, em que o autor conta como é a sua vida, o que está acontecendo e em que ele pensa. Sendo assim, você deve supor que isso não lhe interessará, a menos que você conheça o autor. E, mesmo que conheça, ainda pode achar que isso não será nada interessante. Por isso, muitos pensam: “Eu não gosto de blogs” – a frase provocativa com que intitulei este artigo.

Claro que essa não é minha opinião. Uma prova disso é que mantenho atualmente dois blogs, o Gerenciando Blog e o TD Séries. O que pretendo, ao longo deste texto, é desmitificar essa opinião preconcebida sobre os blogs e mostrar que eles podem ser muito mais úteis, interessantes e importantes do que você supõe.

Um blog não é um diário pessoal online – ou, melhor dizendo, nem todo blog é assim. Em sua essência, um blog é um tipo específico de site, que possui algumas características que o diferencia de outros tipos de sites:
• O autor (ou autores) de um blog é sempre identificado. Por isso, você sabe quem escreve o que você está lendo.
• Um blog possui atualizações regulares e frequentes, que são feitas através da adição de novos artigos (também chamados de posts ou postagens), mostrados em ordem cronológica de publicação.
• O blog é aberto a comentários, para incentivar a interação entre o autor e o leitor.
• Diferente dos sites tradicionais, um blog é criado em uma plataforma que permite que seja mantido mesmo por quem não tem conhecimento técnico.

Essas características permitem que o blog seja utilizado nas mais diversas situações. Abaixo estão alguns exemplos que mostram sua utilidade:
• Grandes empresas mantêm blogs corporativos como forma de estreitar o contato com seus clientes, anunciando novos produtos, coletando opiniões e permitindo um relacionamento mais próximo.
• Especialistas criam blogs para divulgar seus estudos e descobertas, compartilhando-os com outras pessoas interessadas no tema.
• Empresas de pequeno porte e profissionais autônomos utilizam blogs para demonstrar e mesmo vender seus produtos e serviços.
• Pessoas comuns criam blogs para divulgar suas opiniões sobre filmes, viagens, programas de TV, livros, comidas e tantos outros temas.

Estes exemplos mostram que você conseguirá encontrar informações importantes em blogs. Eles são ótima fonte de informação sobre assuntos específicos. Normalmente, você encontrará entre os visitantes de um blog pessoas que gostam dos mesmos assuntos que você e que podem apoiá-lo em questões relacionadas a esse tema.

Por que então os blogs tem má fama? Há razões, claro, para isso. A grande facilidade faz que sejam criados muitos blogs que não despertam interesse algum. Alguns exemplos de fatores que costumam afastar os visitantes e colaborar para a má fama dos blogs:
• Artigos mal escritos, com erros de ortografia e gramática, que dão a impressão de despreparo e descaso.
• Conteúdo copiado de outros blogs e sites, sem citação e autorização do autor original.
• Blogs que se propõem a tratar de assuntos específicos, mas tornam-se generalistas. Um exemplo fictício: se você entra em um blog sobre “Os Melhores Carros do Mundo” procurando informações sobre esse tema, mas encontra textos sobre o cachorro do autor, sua última viagem e a comida que ele mais gosta, dificilmente o encarará como fonte confiável de informação.
• Conteúdo ilegal ou inapropriado, como pornografia, download de filmes e softwares, temas ofensivos e outros.

O problema é que nem sempre é fácil encontrar o blog bom no meio de tantos outros blogs ruins. As ferramentas de busca costumam ser uma boa ajuda. Como expliquei em meu artigo Google: presente e futuro das buscas na Internet, essas ferramentas possuem mecanismos para mostrar em suas primeiras colocações os conteúdos mais relevantes referentes a um assunto - incluindo os blogs.

Por isso, da próxima vez que um blog aparecer nos resultados de uma busca, resista à tentação de ignorá-lo e clique em seu link. Se alguém lhe recomendar a leitura de um artigo de um blog, faça um esforço e leia-o. São pequenas ações que podem lhe trazer boas surpresas e abrir seus olhos para a real utilidade dos blogs.

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