Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 14 de março de 2011

A Aromaterapia ajudando você a emagrecer

A Aromaterapia ajudando você a emagrecer
Grapefruit

Há tempos sabe-se que o excesso de peso prejudica não só a aparência, como também a saúde em todos os níveis, levando muitas pessoas a travarem longas e intermináveis batalhas contra a balança.

No entanto, emagrecer não é tarefa fácil. Por isso, a vontade de perder peso de uma maneira saudável, deve partir de um real desejo do paciente e não de cobranças externas como modismos e influências passageiras.

Seja qual for o tratamento escolhido, é fundamental a reeducação alimentar, evitando sempre recorrer a dietas milagrosas que prometem efeitos relâmpagos.

Uma alimentação saudável e atividades físicas são indispensáveis para perder peso com sabedoria. Para ser definitiva, no entanto, toda mudança deve vir baseada no equilíbrio e expansão de consciência.

Determinação e persistência são de fundamental importância diante das dificuldades que os pacientes normalmente atravessam como, por exemplo, forte ansiedade e depressão. E é justamente contra estes quadros que a Medicina Alternativa (como a Homeopatia, Fitoterapia, Acupuntura e Aromaterapia) dá seu apoio visando não somente o bem-estar físico, mas o equilíbrio da mente.

Para iniciar qualquer procedimento é imprescindível "desejar realmente" e "agir", ou seja, assumir um compromisso. E para tanto, a Aromaterapia pode ser uma excelente ajuda.

Óleos essências (OE) e suas indicações

Controlando a ansiedade: Bergamota

Antidepressivo (comprovação científica) – Atenua estados de ansiedade, angústia, estafa mental, falta de ânimo e compulsão alimentar. Utiliza-se de 2 a 3 gotas no  Difusor de aroma pessoal (colar) ou 10 gotas no difusor elétrico para ambiente.

Ajudando na eliminação de líquidos: Grapefruit

Ativa a circulação sanguínea do sistema linfático. Refrescante e tonificante nos estados de cansaço e fadiga muscular por esforço físico. Também utilizado em massagens.

Cuidando da qualidade do sono: Lavanda

Alivia as preocupações mentais, irritabilidade e estresse. Utiliza-se de 2 a 3 gotas do Difusor de aroma pessoal (colar) ou 10 gotas no difusor elétrico para ambiente.

Enfrentando o dia com alto astral e no maior pique: Hortelã pimenta

Atenua as oscilações físicas e emocionais e espanta o negativismo. Alívio para dor de cabeça.

Utiliza-se de 2 a 3 gotas do Difusor de aroma pessoal (colar). No banho, pingue de 2 ou 3 gotas deste  óleo no chão do box. A água quente irá volatizar os ativos deste óleo, que fará com que a circulação acelere e, conseqüentemente, ajude a expelir mais toxinas.

Controlando o apetite: Erva doce

Diminui o apetite e traz uma sensação de saciedade, fazendo com que você não fique enlouquecido por um chocolate. Use em seu local de trabalho num difusor de ambiente (10 a 20 gotas) ou difusor pessoal (2 a 3 gotas).

Combatendo a celulite: Junípero

Melhora os quadros de depressão, infecção vaginal e cistite. Além disso, age contra as dores reumáticas e faz parte da composição de diversos cremes que prometem reduzir (e prevenir) as indesejadas celulites.

Tonificando o corpo e a mente: Patchouli

Conhecido como um óleo sensual é também descongestionante, antibiótico, anti-séptico e de ação tônica. Afasta o mal e a negatividade, proporcionando paz de espírito.  Usado em massagens.

Unindo o útil ao agradável numa boa massagem: Laranja doce

Estimula a alegria e clareia a mente. Excelente em massagens quando diluído em um óleo carreador como Gérmen de Trigo, Gergelim ou Semente de Uva. Faça esta massagem somente à noite, pois os óleos cítricos são fotossensibilizantes e nunca devem ser expostos ao sol.

Algumas formulações para você experimentar

Óleo para Banho

5 gotas de OE Junípero

5 gotas de OE Erva doce

5 gotas de OE Patchouli

5 gotas de OE Hortelã pimenta

10 ml de Óleo Vegetal de Gergelim

Hidratante pós-banho (ótimo para combater a retenção de líquido)

3 gotas de OE de Cipreste
2 gotas de OE de Limão Tahiti
1 gota de OE de Hortelã Pimenta
5 gotas de OE de Grapefruit
3 colheres de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva

Óleo para Drenagem Linfática

5 gotas de OE de Junípero

5 gotas de OE de Erva doce

5 gotas de OE Grapefruit

30 ml Óleo Vegetal de Gergelim
 

Ressalto que o uso dos óleos essenciais aqui descritos, não substitui a consulta com o médico e nutricionista.

E para terminar, coloco aqui uma música dos Titãs que nos convida a refletir sobre esta questão da comida -  Você tem fome de quê?

Essa música tem uma “batida” super bacana e contribui, com certeza, para você queimar umas boas calorias da melhor forma possível: dançando e se divertindo.

Agradeço sua companhia até aqui.

Sucesso pra você!

Comentários