Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lavanda, um aroma especial

Crédito: Silvana Novelli Lavanda, um aroma especial
Lavanda

A Lavanda é uma flor que produz um dos óleos essenciais mais conhecidos, versáteis e amplamente utilizados no mundo.

Vamos conhecê-la um pouco mais?

Nome científico:

Lavandula officinallis ou Lavandula augustifolia

Processo de obtenção do óleo essencial:

Destilação a vapor. São necessários 200 kg de flor para se obter 1 L de óleo essencial.

Origem:

Nativa do mediterrâneo. As espécies de melhor qualidade crescem em atitudes entre 700 a 1400 metros.

Ao pensarmos em Lavanda, as imagens de Provence, no sul da França podem vir à nossa mente, pois é cultivada há séculos nessa região. Porém, seu cultivo está espalhado por todo o mundo, como por exemplo na Califórnia, na Nova Zelândia e na  Índia.

Como a procura por óleos puros e de alta qualidade biológica é grande, os produtores da Lavanda buscam uma produção considerada mais correta ecologicamente. Isso proporciona renda para muitas famílias, e faz do cultivo uma fonte de ecoturismo, atraindo muitos turistas pela sua beleza e atmosfera.

A palavra lavanda vem do latim “lavare”. Era o aroma preferido dos romanos em seus banhos e espalhada pelo chão das casas e igrejas em ocasiões festivas.

Os romanos a introduziram na Inglaterra, e ela até hoje é muito empregada na fabricação da famosa água de toalete.

Propriedades medicinais:

Ideal para aliviar dores em casos de queimaduras e ferimentos,  auxiliando na cicatrização. Suas propriedades anti-sépticas e antibióticas tornam o óleo um valioso auxílio no tratamento de resfriados, tosses, sinusites e gripes. Nestes casos, a forma mais eficaz para o tratamento é a inalação a vapor. Pode-se também massagear um pouco do óleo puro na região da garganta para aliviar a tosse. A temperatura do corpo libera um pouco do óleo volátil no ar a ser inspirado, atenuando a tosse.

Uma massagem suave nas têmporas ou uma compressa na testa ou na nuca podem aliviar dores de cabeça.

O óleo de lavanda pode ser também um excelente aliado no alívio de dores musculares provocadas por exercícios fisicos. Utiliza-se com banhos aromáticos da seguinte forma: 1 colher (sopa) de óleo vegetal (girassol, amêndoa ou semente de uva, por exemplo) e 5 gotas de óleo de lavanda.

Outras propriedades:

É repelente de insetos, sendo utilizada a séculos para proteger as roupas da ação das traças. O óleo essencial funciona muito bem quando aplicado sobre a pele para evitar picadas de mosquitos e pernilongos. Mas se já tiver sido picado, um pouco de óleo puro passado rapidamente sobre a picada eliminará a dor e ajudará a diminuir a irritação.

A Lavanda é segura e eficaz para as crianças, geralmente mais sensíveis que os adultos  e portanto mais suscetíveis à sua ação calmante. Utilizado em difusores em casa, cria uma atmosfera de fundo que diminui a hiperatividade  e abranda a relação entre pais e filhos.

Lembrete:

Nenhuma das sugestões aqui colocadas substitue qualquer tratamento médico.

Dicas para uma boa noite de sono:

Creme de massagem para os pés

60 gramas de creme neutro

20 gotas de óleo essencial de Lavanda

Opcional: acrescente ½ colher de óleo de gérmem de trigo se desejar um creme emoliente (amacia a pele).

Coloque algumas gotas no travesseiro momentos antes de dormir.
A fragrância de lavanda irá facilitar seu relaxamento e será mais fácil imaginar um cenário  tranquilo e com belas visões momentos antes de você adormecer. É uma ótima aliada para os que sofrem de insônia propiciando um sono reparador. Você certamente irá acordar mais renovado.

O vídeo a seguir mostra imagens lindas inspiradas na Lavanda. A música de fundo é do músico Michael Hoppé. É uma boa sugestão para relaxar momentos antes de dormir.

Bons sonhos!

Comentários