Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fotografia ou "lixo digital"?

Essa pergunta me chamou a atenção em duas ocasiões distintas. Na primeira vez em que a ouvi, senti uma certa agressividade na forma com que foi colocada; na segunda ocasião, tive que mudar de opinião e rever os conceitos que levaram a essa nova questão.

A mudança de hábito e a entrada de um novo costume em nossa sociedade de colocar as fotos em “mídias sociais” ou sites de relacionamento (ou em CD's e outras mídias digitais), somado ao numero imenso de “clic’s” feitos pelas câmeras digitais e semelhantes, como os celulares, criou um novo desafio à sociedade moderna.  

São milhares de fotos sendo armazenadas a cada hora, são milhões de imagens nos bancos de dados dos sites das comunidades, são milhões de fotos gravadas em CD’s e mais alguns milhões ocupando os espaços dos HD’s dos computadores. E o mais complicado é que sempre de forma desorganizada e de difícil acesso no futuro quando se precisar delas.

A maioria delas tiradas  por tirar, afinal não custa nada! Arquivada por arquivar, afinal não custa nada! Na verdade custa muito caro, mas as pessoas não ligam, pois estão na moda; afinal, estão participando deste novo modelo de sociedade consumista aonde valores emotivos são trocados pelo o que o dinheiro pode pagar.

A pergunta é: até onde tudo isso se sustenta na forma atual do consumismo e do desperdício em geral; afinal a sensação de que tudo está sob controle porque alguém cuida disso para você pode se tornar uma surpresa quando descobrir que não é bem assim.

Só fica uma pergunta, onde estão as fotos do batizado do seu filho ou da formatura quando você precisar?

Minha sugestão é simples: trate suas fotos como se elas fossem realmente importantes para você, organize seus arquivos e encontre uma forma de que eles não sejam “voláteis”; nós, há alguns anos, fomos informados de que tudo que é digital em algum momento será perdido por inúmeros motivos, que não vamos falar neste momento. E suas memórias, como ficam?

Fotografe, fotografe muito se desejar, mas faça isso com um objetivo definido, reveja as imagens, delete as fotos ruins, crie seu sistema de organização para poder localizar daqui a cinco anos...ou cinquenta.

Guardar aquele momento tão maravilhoso que você viveu...  guarde, proteja , compartilhe, mas se o mundo digital começa a chamar suas imagens suas memórias de “lixo digital” é porque algo está fora de controle!

Pense nisso na hora de guardar suas fotos e, como sempre tenho dito, escolha as que realmente são importantes. Revele em papel no seu laboratório de confiança, pois é a única forma de eternizar esses momentos.

Espero que você tenha muitos bons motivos para fotografar!

Até breve!

Comentários