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Publicado: Terça-feira, 20 de outubro de 2009

Exemplos de simplicidade e eficiência no turismo

Exemplos de simplicidade e eficiência no turismo
Pirenópolis - mesa farta, até nas ruas

Desta vez, vamos comentar sobre algumas pequenas cidades brasileiras, várias até desconhecidas do grande público, que tratam o turismo com simplicidade, mas com seriedade e usufruem dos benefícios de crescente nível de empregos e de melhor qualidade de vida para seus habitantes.

Quando o turismo se torna prioridade, muitos prefeitos se esforçam para melhor entender os mecanismos desse negócio e procuram ouvir entidades, comerciantes, empresários do setor etc, no sentido de buscar informações para se criar a infra-estrutura necessária para atrair turistas.

Antes disso, me desculpem, mas não consigo escrever sobre turismo sem falar de Itu e do esforço que muita gente faz nos bastidores para que a cidade tenha mais êxito.

Na minha forma de ver, o básico do básico, no caso de Itu, por exemplo, é a divulgação da cidade para o universo de turistas de todo o Brasil. Participar de todas as feiras de nível nacional, como fazem as cidades interessadas, procurar ajuda política para poder ingressar no programa Roteiros do Brasil, no qual apenas 65 cidades foram beneficiadas até agora, graças a esforços políticos.

E, no Estado de São Paulo, com centenas de cidades turísticas, apenas 3 até agora são incluídas nesse programa das 65 cidades indutoras do turismo nacional - São Paulo, Ilhabela e Brotas. Agora surgiu um movimento para que mais cidades sejam incluídas. E a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pelos estudos de viabilidade de cada uma delas: Aparecida, Atibaia, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente.

Vocês viram? Itu esta entre as que poderão ser incluídas nesse seleto grupo. Desta vez, o Prefeito Herculano participou ativamente da reunião com o Ministro do Turismo Luiz Barretto.

O fato de Itu ainda não fazer parte desse projeto do Ministério do Turismo pode estar relacionado à não participação de Itu em eventos nacionais como o último 4º Salão do Turismo do Ministério do Turismo, realizado em julho de 2009, em São Paulo, com um público de mais de cem mil pessoas, que, aliás, foi uma ducha de água fria no trade ituano. E assim foi, também, no Salão São Paulo de Turismo, na Feira de Turismo Rural no Parque da Água Branca etc.

Desde a sua posse, o Secretário de Turismo de Itu anuncia que a Secretaria teria uma assessoria de imprensa própria para ser mais ágil em relação à divulgação da cidade. Teria investimentos em folders e outros tipos de propaganda. Tantas notícias, com boas fotos, poderiam ser distribuídas a jornais e revistas especializadas por esse Brasil a fora. Tantas matérias poderiam circular pelas emissoras de televisão. Tudo a custo baixíssimo. Falta mesmo é vontade política.

Por quanto tempo vamos continuar no “blá, blá, blá?

E a fiação da rede elétrica que seria rebaixada no centro histórico?

E o Trem da República, que vai ligar Itu a Salto com uma Maria Fumaça?. Só que o pedido de licenciamento ambiental solicitado à Cetesb só deu entrada no último mês de agosto. E, como se sabe, os estudos de impacto ambiental demoram bastante, pelo menos um ano.

E a programação de eventos para 2010?

E o Itusão que não pode ser usado para eventos que atraem turistas.

E o Convention Bureau?

E as verbas do Governo Federal para os eventos do IV Centenário?

E os Portais da Cidade?

E a rodoviária que, provavelmente, não passaria numa inspeção da vigilância sanitária?

E as grandes empresas de Itu que não se oferecem para o patrocínio das festas e eventos do IV Centenário?

É uma pena que tudo isso aconteça na terra da gente.

Agora sim. Vamos dar exemplos de algumas cidades que descobriram como promover o turismo com simplicidade e eficiência. Cidades muito menores que Itu, mas que se empenham em fazer ações com profissionais do ramo e estabelecer políticas públicas que são cumpridas. Cidades que conseguem verbas do Ministério do Turismo e as aplicam para melhorar as condições de infra-estrutura. Cidades que participam e se empenham em aparecer no cenário nacional.

Pirenópolis (GO) - Cultura, Patrimônio e verbas para progredir.

Pirenópolis, um dos mais ricos acervos patrimoniais do Brasil, acaba de completar 282 anos e como parte das comemorações, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, autorizou a verba de R$ 6.825 milhões para o projeto que revitaliza a orla do Rio das Almas que passa bem no meio da cidade. Conheci Pirenópolis e lá estive por três vezes. Terra das Cavalhadas, uma manifestação turística/teatral que atrai grande público externo. A cidade continua com um bom comércio de bijuterias, herança da época que foi habitada por um grande número de “hippies” que ao fugir das grandes cidades, lá deixaram suas técnicas de artesanato.

O novo projeto da Prefeitura inclui paisagismo, calçadas, ciclovias, estacionamento, mobiliário urbano, equipamentos turísticos, iluminação da orla do rio e quiosques públicos.

Fundada em 1727 e tombada pelo Iphan, Pirenópolis é considerada o berço da cultura de Goiás. Seus atrativos de grande potencial turístico colocaram o município, junto com Goiânia, Cidade de Goiás, Alto Paraíso e Caldas Novas, entre os 65 destinos indutores do desenvolvimento regional de Goiás, priorizados em projetos e programas do Ministério do Turismo. Os principais segmentos explorados no local são os de turismo cultural, ecoturismo, turismo rural e de aventura.

Flores da Cunha (RS) – Maior produtor de vinho do Brasil.

Localizada na Serra Gaúcha, a 150 km da Capital Porto Alegre a cidade, de 27 mil habitantes, tem vocação para bem servir.

Desde 1994, Flores da Cunha ostenta o título de Maior produtor de vinhos do País, com cerca de 200 indústrias vinícolas (desde pequenas cantinas rurais a grandes empresas vinícolas).

A paisagem, tipicamente européia, destaca a arquitetura italiana, cujos imigrantes chegaram por volta de 1877. A herança dos imigrantes, preservada nos casarios e no dialeto vêneto até os dias de hoje, atribui ao município uma imagem acolhedora e familiar. Além do cenário natural, a farta gastronomia, os vinhos, as malhas e os móveis aconchegantes são pontos fortes para atrair e aquecer os turistas. A gente é hospitaleira e gosta de divulgar suas canções folclóricas.

Brusque (SC) - Cidade de imigrantes alemães, italianos e poloneses se destaca pela Festa Nacional do Marreco.

A cidade de Brusqu

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