Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Turismo nota dez: avistar baleias em S. Catarina

Turismo nota dez: avistar baleias em S. Catarina
Baleias francas passeiam pelas praias

Está aberta a temporada de observação das baleias francas no litoral de Santa Catarina. Trata-se de um evento que acontece todos os anos nesta época e que desperta interesse em milhares de pessoas. Avistar baleias, assim como avistar pássaros é um novo nicho do turismo de contemplação à natureza e seus espetáculos fantásticos.
 
A criação da Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca pelo governo federal, foi um marco decisivo para a manutenção da vida dessa espécie cuja população, no hemisfério sul, é estimada em 7.000 indivíduos. Apesar de serem gigantes dos mares – alcançam até 18 metros de comprimento e pesam cerca de 60 toneladas – as baleias francas são muito vulneráveis aos impactos da degradação ambiental.
 
Com uma longevidade estimada em 80 anos, todos os anos as baleias deixam o frio austral e procuram águas mais mornas, no litoral brasileiro, para trazer seus filhotes, amamentá-los e ensiná-los sobre a vida no mar. Para observá-las em segurança, os turistas dispõem de inúmeros tipos de barcos, cada vez maiores. Nesta época de amamentação, as baleias mergulham pouco, no máximo por dois minutos, o que facilita bastante o avistamento, especialmente no litoral de Santa Catarina.
 
O turismo de observação de baleias vem se desenvolvendo mundialmente proporcionando, através do conhecimento, uma maior conscientização das populações, inclusive nas comunidades onde é praticado. No litoral catarinense, ao sul da Ilha de Santa Catarina, a presença de baleias francas no período de julho a novembro permite a visão de pares de fêmeas e seus filhotes nas praias da região.
 
Dicas de viagem
 
Aqueles que pretendem conhecer mais de perto a história e a forma como vivem as baleias devem, antes de viajar, se informar e estudar um pouco sobre a espécie que já esteve à beira da extinção. Consultar o site: www.baleiafranca.com.br é um bom começo. Além disso, é importante lembrar que as pequenas cidades do litoral de Santa Catarina também oferecem belas trilhas e cachoeiras e a possibilidade de também se observar os pássaros da região, o que enriquece ainda mais o passeio. Para um melhor conforto, há diversas operadoras de turismo ecológico preparadas para a realização desse tipo de passeio.
 
Baleia a vista
 
O litoral de Santa Catarina é maternidade e berçário das baleias francas que oferecem um espetáculo de celebração da vida em suas águas. A região é privilegiada, pois concentra grande diversidade ecológica, cidades históricas e balneários turísticos.
 
Em Santa Catarina, os gigantes dos mares são avistados praticamente à beira-mar, em águas rasas, logo depois das ondas da rebentação. A costa é bastante recortada, com promontórios elevados de granito emoldurando enseadas em forma de meia lua, onde as baleias se abrigam. Essas características permitem que a observação possa ser feita de terra, sem a aproximação com barcos.
 
A avistagem das baleias ocorre principalmente entre a capital Florianópolis e a cidade histórica de Laguna, região com aproximadamente 130 km de extensão, transformada em área de preservação ambiental. Trata-se de um refúgio natural que garante a perpetuação da segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta.
Toda a região sugerida para o ecoturismo apresenta boas condições de infra-estrutura. Em Laguna, por exemplo, no limite sul da área de avistamento de baleias, há um conjunto histórico preservado com cerca de 600 construções, além de belas praias, como a do Farol de Santa Marta.
 
As vizinhas Imbituba e Garopaba, localizadas no centro geográfico da região, são antigas colônias açorianas que estão descobrindo, aos poucos, sua vocação turística. Ali ficam os melhores pontos de avistagem e os operadores especializados no turismo de observação de baleias. As duas cidades tem boas opções de hospedagem e gastronomia e praias espetaculares como a do Rosa.
 
No entorno, há outras estâncias turísticas e sítios históricos, com roteiros diversificados e estrutura turística como as águas termais de Gravataí, Santo Amaro e Caldas da Imperatriz e as cidades italianas ao sul de Laguna, além das belíssimas trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
 
Na década de 90, a Baleia Franca foi declarada, por decreto estadual, Monumento Natural do Estado de Santa Catarina. Vale a pena conferir.

Comentários