Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 4 de junho de 2009

Muda, Inverno e os cuidados necessários

Nosso último artigo falou sobre a muda de penas, período em que nossos pássaros precisam de mais cuidados. Juntamos uma fase em que os pássaros ficam debilitados e mais precisam de atenção ao período de mais frio e a baixa umidade do ar em Itu e temos uma combinação perigosa. Todo cuidado é pouco!
 
Entre os cuidados necessários para este período está o acompanhamento veterinário. E nós em Itu temos toda uma estrutura, com baixo custo, para o correto tratamento de nossos pássaros. Gostaria de detalhar um procedimento muito importante, mas que pode gerar mais problemas que soluções se não for feito da maneira correta - a vermifugação do plantel
 
Veja algumas dicas:
 
1 – Você sabia que alguns princípios ativos somente eliminam alguns vermes adultos e não seus ovos? É verdade, e por isso é necessário aplicar uma dose e repetir esta medicação após alguns dias, pois se houverem ovos e este eclodirem, os vermes serão eliminados na segunda dosagem antes de ficarem adultos e botarem novos ovos.
 
2 – Você sabia que nenhum medicamento é 100% eficaz para todos os tipos de vermes? Para não usar vários medicamentos e acabar prejudicando seu pássaro, um simples exame de fezes pode resolver seu problema. Em média um exame de fezes custa entre R$ 15,00 e R$ 20,00.
 
3 – Como o Criatório Quinto Dia faz?
Exame de fezes de todo o plantel. Para quem tem muitos pássaros, isso pode ficar caro caso seja feito individualmente. Para baratear este custo fazemos exames de pequenos grupos. Por exemplo, pegamos entre 5 e 6 pássaros que ficam na mesma prateleira e coletamos fezes frescas de todos eles e envolvemos em papel laminado e identificamos. Assim para cada 60 aves examinadas usaremos 10 exames.
As amostras devem ser levadas para exame o mais breve possível para melhor resultado no diagnóstico. Após resultado, a veterinária que cuida de nosso plantel verifica e especifica os medicamentos, dosagens e tempo de tratamento. Após tratamento, repetimos os exames para verificação de eficácia.
 
Para pequenos planteis ou principais reprodutores, recomendo sempre os exames individuais.
 
Você deve estar pensando sobre onde e como fazer estes procedimentos, pois não existem muitos veterinários especializados em aves e também não é em qualquer laboratório que se fazem estes exames.
 
Itu é uma cidade privilegiada neste sentido, e como este artigo visa ajudar a todos, mas principalmente as pessoas que gostam de pássaros e estão em nossa região, vou dar o caminho das pedras. Porém gostaria de informar que não se trata de propaganda, mas sim de informações de muita utilidade.
 
A veterinária que cuida de nosso plantel atende na clínica Dr. Niva, ao lado da AgroNiva, na marginal em Itu. Seu nome é Dra. Telma. A clínica possui tudo que é necessário para fazer os exames parasitológicos lá mesmo e possui uma parceria muito eficaz com o Itu Lab, também de Itu, para exames mais complexos como cultura de bactérias e antibiogramas. O custo não é alto e o resultado vale à pena.
 
Espero que estas informações sejam úteis e auxiliem a todos no correto manejo de suas aves.
Comentários