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Camila Gabriela Camargo
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Nutrição e Qualidade de Vida

Nutricionista Especialista em Qualidade de Vida (Unicamp). Atua na Prefeitura de Itu como nutricionista efetiva, em Consultório Particular com atendimento Clínico e Esportivo e Assessoria Nutricional.

Alimentação Saudável na Terceira Idade

Publicado: Quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

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Envelheça com Qualidade de Vida. Sempre!!!
Hábitos Saudáveis praticados desde cedo contribuem muito para o bem-estar na terceira idade. Nunca é tarde para adotar um estilo de vida saudável!
 
Alimente-se bem. Exercite-se, tanto o corpo quanto a mente. Por mais simples que possa parecer, essas recomendações podem conter a resposta para viver mais e melhor e com disposição de sobra para transformar os anos da maturidade na etapa mais rica de nossas vidas. O bem-estar físico, emocional e mental está cada vez mais associado à longevidade.
 
Há pouco tempo atrás, o termo "saúde" era utilizada como o mesmo que não ter doenças. Atualmente, entende-se que o sentido da palavra é bem mais amplo: saudável é aquele cujos hábitos e comportamentos adquiridos ao longo da vida contribuem para fortalecer o organismo contra agentes causadores de doenças, o que permite levar uma existência plena, ativa e além do mais, produtiva.
 
Falando um pouquinho sobre nutrição, quanto maior a idade, de fato, menor a necessidade calórica no prato, uma vez que o ritmo de atividade do idoso é menor. Além disso, deve-se levar em conta que a porcentagem de gordura corporal aumenta com o passar dos anos, o que pressupõe atenção redobrada com a balança. Comer menos, porém, implica um problema: embora demande menos calorias, o organismo do idoso precisa, mais do que nunca, dos micronutrientes dos alimentos, como vitaminas, cálcio e ferro. O consumo de fibras também tem grande importância para regular o trato intestinal e diminuir o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.
 
Seguem algumas dicas interessantes para a alimentação da terceira idade:
> Escolha os cereais integrais (pão, arroz, macarrão integral), ricos em fibras, às farinhas refinadas;
 
> Consuma boa quantidade de frutas com casca e bagaço e saladas cruas, também ricas em fibras;
 
> Prefira carnes magras, leites e iogurtes desnatados e queijos brancos, alimentos com baixa quantidade de gordura;
 
> Troque a banha e toucinho por óleo vegetal e azeite;
 
> Dê preferência para as frutas e verduras da época, que apresentam maior teor de vitaminas;
 
> Consuma alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas cítricas, couve, brócolis e tomate (vitamina C), germe de trigo, óleos de soja, milho e girassol, nozes, abóbora e legumes (vitamina E) e cenoura, fígado, damasco e melão (vitamina A);
 
> Consuma muito líquido: pelo menos 8 copos de água por dia. Isso ajuda o trato intestinal, ainda mais com a boa ingestão de fibras.
 
A ordem é manter a mente inquieta, cultivar amigos, sair, freqüentar cursos e viajar. Isso amplia a interação social, fazendo-nos sentir úteis, produtivos e queridos. Resumindo: fazendo-nos sentir VIVOS e de muito BEM COM A VIDA!
 
Um ótimo Natal à todos e Próspero Ano Novo!!!! Que 2009 venha repleto de realizações para todos nós! Agradeço à todos os leitores pelas críticas e por poder compartilhar um pouquinho do meu conhecimento com vocês! Muito obrigada!