Colunistas

Publicado: Sábado, 22 de novembro de 2008

O livro 'O LobVampiro' de José Estevão Oliveira

Prefácio do livro 'O LobVampiro' de José Estevão Pinto de Oliveira
 
Com apenas treze anos, José Estevão, nosso conterrâneo lança seu primeiro livro para a galerinha, escrito quando ele tinha apenas onze anos, “O LobVampiro”.
 
As ilustrações e a capa também foram feitas por ele no computador e a inspiração para começar a escrever veio da leitura de muitos livros, dentre eles: “A Turma dos Tigres” e “Psssssiu...É Segredo”, do Thomas Brezina, além de também ser fã do Marcos Rey.
 
José Estevão é um garoto normal, brinca de vídeo-game, faz desenhos animados, toca clarinete, escreve, mas desde cedo já sabe bem o que quer para si: dentre seus sonhos, um já alcançou, que foi a edição de seu livro pela editora Ottoni  e o outro sonho, é cursar a Faculdade de Game Designer.
 
E esse jovem escritor vai longe...Dentro de seu currículo há também a poesia “Sonhos da Imaginação”, que fala sobre sua criatividade, a imaginação da criança, que pode cair como as folhas do outono, mas que floresce novamente com a primavera.
 
Este poema de extrema sensibilidade, retrata a alma infantil como se você estivesse olhando para ela e pode ser observado na coletânea Rodamundinho de 2008. José Estevão foi também um dos 25 escritores selecionados para expor seu trabalho nesta obra.
 
Mas, voltando ao LobVampiro, segundo o autor, “Tem pessoas que vivem no mundo da lua, mas eu tenho meu mundo neste livro!” E o mundo de Estevão é riquíssimo, está repleto de aventuras, suspense, confusões, e além de tudo, muito bom humor. Aliás, acho que ele já pode ir encomendando uma comédia para seu próximo livro.
 
Tudo se inicia com os amigos Kauê e Marcos que saem para investigar um certo mistério na bairro, uma tal de casa mal assombrada onde mora um Lobvampiro.
 
Por que Lobvampiro? Ao que parece, o morador da casa mal assombrada fora mordido por um morcego-vampiro e por um lobo, virando um vampiro! (É, a coisa é complexa.) Mas e na lua cheia? Ah! Aí ele vira lobisomem e no terceiro dia da lua, transforma-se em Lobvampiro.
 
E ainda tem mais, segundo contam, o avô do Kauê também teria sido mordido por um monstro e morrido antes de Kauê nascer...haveria aí alguma relação entre o avô e o LobVampiro?
 
E o Bilton? Bem, ele é um caçador de mitos, sabe tudo sobre as criaturas...Mas por que o sobrenome do Kauê é Sirva e o do Bilton é Silva? Segundo Estevão, não tem muito mistério aí não, é que o escrivão que registrou Kauê era caipira...
 
Mas e aí o que acontece? Aí que essa é uma excelente estória para a garotada descobrir, criando cada qual seu cenário de imaginação, irrigado pelos graciosos detalhes que o autor vai fornecendo a cada mistério.
Comentários