Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de junho de 2008

Dores cervicais: também um problema odontológico?

As dores cervicais estão cada vez mais freqüentes nos dias de hoje, onde o estresse, a má postura no trabalho e a correria do dia a dia trazem aquele famoso “peso no pescoço” ao final do dia ou até mesmo pela manhã, quando parece que não foi possível relaxar durante a noite.
 
O mal posicionamento dos dentes também pode contribuir para as dores cervicais pois, dependendo do formato dos arcos dentários (estreitamento da arcada e/ou apinhamento dos dentes), o espaço para a língua pode ficar restrito, e ela acaba indo para trás para tentar se acomodar melhor, trazendo com ela toda a musculatura associada e chegando mais perto da coluna cervical.
 
Através das inserções musculares e da inervação que passa nessa região, a dor cervical pode aparecer, pois existe uma intercomunicação neural que a gente poderia chamar de “rede de contatos” e que vai traduzir essa situação como compressão cervical.
 
Somado à questão do posicionamento dos dentes, o quadro pode se agravar se o indivíduo apresentar bruxismo (ranger os dentes) ou apertamento dentário diurno e/ou noturno.
 
Do ponto de vista odontológico, pode-se tratar o problema através de um dispositivo intra bucal de uso basicamente noturno, planejado nas bases da Ortopedia Funcional dos Maxilares.
 
Seguindo corretamente as orientações profissionais, o alívio cervical  já pode ser observado nas primeiras semanas do tratamento.
 
A melhora no quadro clínico vai contribuir, com certeza, para uma melhor qualidade de vida. Pense nisso!!!
Comentários