Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos

Crédito: Banco de Imagens O agitado dia a dia do professor daqui a dez anos
Os alunos fazem simulações do ambiente virtual
Aqui está um trecho do diário de um professor universitário dentro de alguns anos numa sociedade conectada:

"A primeira aula é presencial: o professor faz a sua apresentação e o mesmo é feito por cada aluno, com detalhes, dos hobbys, das atividades, das perspectivas.
O professor mostra para os alunos a importância do curso, a forma de trabalhar a distância, mas conectados audiovisualmente. Apresenta o plano do curso, explica as atividades principais, organiza atividades de pesquisa. Abre a discussão para dúvidas e sugestões. Os alunos fazem algumas simulações do ambiente virtual, para nivelar o conhecimento tecnológico de todos, para facilitar o uso das ferramentas a distância que acontecerão daquele momento em diante.
Uma câmara está gravando o que acontece na sala de aula e fica automaticamente disponibilizada, para quem queira acessá-la depois ou para quem não pode comparecer ou ficar até o final.

A primeira atividade a distância é cada aluno gravar um pequeno vídeo de apresentação e o coloca na rede, no tópico perfil do aluno. Assim cada colega pode checar quem é aquele que fez um comentário interessante ou estranho.

Os alunos têm o planejamento do curso na Internet por escrito, com um pequeno vídeo explicativo do professor sobre as primeiras atividades da semana. Nessa primeira semana, além do preenchimento do perfil, cada aluno faz um levantamento dos vídeos, reportagens, textos sobre o primeiro tema do curso: experiências inovadoras no ensino superior. Depois de pesquisar bastante, Pedro vê que sua colega Cristina está conectada e lhe pergunta se podem se encontrar já. Cristina lhe pede para ir para a sala 1 do vídeo-chat e comentam os filmes encontrados com experiências pedagógicas. Assistem os vídeos, comentam os pontos interessantes de cada um e escolhem um para comentar e mostrá-lo para a classe. Gravam uma introdução ao vídeo selecionado e escrevem um texto destacando os pontos inovadores da experiência que o vídeo mostra. Disponibilizam a atividade no lugar da Internet reservado para a atividade 1 e guardam uma cópia no portfólio ou da biblioteca pessoal de cada um dos dois.

No dia seguinte, Pedro viaja de carro para o interior a serviço e somente acha tempo para conectar-se ao curso no fim da manhã. Liga o i-phone e se conecta sem fio com o ambiente virtual do curso. Vê que tem vários vídeos de colegas com projetos que podem ser assistidos quando quiser. Como está com pressa, só dá uma olhada rápida e percebe que aparece uma mensagem gravada do professor: “Leiam, por gentileza, o texto 1 que está na módulo 1, no tópico materiais do curso. O tema é sobre as mudanças que as tecnologias trouxeram para o ensino superior. Comentem – continua o professor – no fórum quais foram essas mudanças”. Pedro envia, do celular, com imagem uma rápida mensagem para Cristina: “Cris, estou viajando. Dê uma olhada nos vídeos e no texto que o professor indicou. Hoje estou sem tempo. Amanhã, de manhã, conversamos sobre o assunto”.

O professor marca alguns horários de atendimento, para grupos e para a classe como um todo. Encontram-se, a distância, num ambiente bem fácil de conversar. Cada aluno liga sua câmera, no lugar onde se encontra, aparece sua imagem na tela de forma reduzida. O professor saúda os alunos, ele faz breves comentários. A síntese aparece numa tela. Pergunta quem tem alguma dúvida. Várias pessoas se inscrevem. Ele vai dando vez a cada um. Alguns colocam as questões de viva voz; outros o fazem por escrito. O chat vai sendo gravado, com imagem, som e texto e fica disponibilizado depois para quem quiser.

A primeira atividade é a leitura de um texto sobre “As mudanças que a Internet trouxe para o ensino superior nos últimos quinze anos”. O texto tem uma introdução em vídeo gravada pelo professor e umas atividades no final com comentários explicativos gravados também pelo professor. O texto e os dois trechos de vídeo estão disponibilizados no tópico 1 do módulo 1 dos materiais do curso na página WEB do ambiente virtual interativo de aprendizagem. O texto remete a uma pergunta colocada pelo professor no fórum e que os alunos irão respondendo no prazo máximo de quatro dias".
 
* Este texto faz parte do livro A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá, de José Manuel Moran. Ed. Papirus, 2007, p. 158.
Comentários