Rafael Cardoso dos Santos
Rafael Cardoso dos Santos E-mail E-mail

Nós amamos as aves

Criador de Pássaros Nativos Brasileiros, Reg. IBAMA 237521.

Pichochó - Cantor Indomável

Publicado: Domingo, 22 de julho de 2007

www.quintodia.com.br
Foto
Pichochós (Macho, Fêmea e filhote)
Pichóchó, Pinchanchão, Chanchão, Estalador, Catatau... são os vários nomes de um mesmo pássaro.
 
Sporophila Frontalis, na lista de animais ameaçados de extinção nos últimos anos, este pequeno pássaro é um dos "maiores" cantores da natureza.
 
Seu canto parece um açoite e como vários pássaros nativos do Brasil usa o canto para defender seu território. Porém o canto é diferente, parece um golpe no ouvido. É impressionante como um pássaro tão pequeno pode cantar tão alto.
 
Em Petrópolis, RJ, existem torneios de fibra desta espécie. Estive lá este mês e pude conferir. O barulho do torneio é ensurdecedor!
 
Existem vários "causos" de pássaros desta espécie que perdem a voz e morrem de tanto cantar. Os pássaros usam um órgão chamado seringe para emitir o som de seus cantos. Alguns pichochós cantam tanto que estouram este órgão e podem vir a óbito. Será verdade? - Quem tiver a oportunidade de ouvir um destes cantores vai acreditar que sim.
 
Eu amo essa espécie desde muito pequeno, quando meu pai comprou um Estrelão e me deu de presente. Fiquei com ele por alguns anos. Desde então nunca mais consegui ter outro.
 
Agora com a criação em domesticidade esta espécie está a salvo da extinção. Mas ainda são poucos criadores. Demorei 5 anos para conseguir formar um plantel com 2 casais. Todos nascidos em ambiente doméstico.
 
Uma curiosidade, somente exame de sexagem por DNA pode definir a diferença
entre um macho jovem e uma fêmea. Isso porque as fêmeas cantam tanto quanto os machos, e enganam os criadores.
 
Os machos jovens e as fêmeas tem a plumagem verde oliva. E o macho adulto pode ter uma variedade grande de tonalidades. Estas diferenças recebem nomes... Estrela, Lagarto, Carneiro, Coleira... são algumas. O mais comum é o Estrela, como na foto.
 
Os dialetos são também de uma variedade enorme. "Sidra", "Sacode Moeda", "Trinda Pedaços", "Tonel Tiraço"... e muitos outros dialetos. Os dialetos são cantos de diferentes pássaros. A maioria recebe o nome de forma onomatopéica e se ouvirmos o pássaro cantando pensando na "palavra" que "fala"... é só risada... parece mesmo.
 
É com muita alegria que nós do Criatório Quinto Dia comunicamos que esta temporada teremos também Pichochós se reproduzindo por aqui. Se Deus assim permitir.
 
"No Quinto Dia, Deus criou as aves do Céu e nós do Quinto Dia preservamos esta criação."