Cinema

Publicado: Segunda-feira, 11 de julho de 2011

'Somos Tão Jovens' contará a história de Renato Russo

Outro filme também está sendo produzido, Faroeste Caboclo.

'Somos Tão Jovens' contará a história de Renato Russo
Thiago Mendonça interpretará Renato Manfredini Junior, nome real do cantor

As filmagens do filme "Somos Tão Jovens", cinebiografia da juventude de Renato Russo, antigo líder da Legião Urbana, tiveram início no final de maio e junho. O filme mostrará os anos anteriores à criação da banda no início da década de 1980, em meio à efervescente cena roqueira da capital federal. Thiago Mendonça, conhecido por viver um dos "Dois Filhos de Francisco" e também por trabalhos na televisão, interpretará Renato Manfredini Junior, nome real do cantor.

A direção é de Antonio Carlos da Fontoura e o roteiro foi escrito por Marcos Bernstein. A equipe esteve em Brasília e depois fará gravações na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, durante um mês. Ainda no elenco estão: Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2012.

Segundo o diretor, um dos pontos altos do filme será o período em que o cantor e compositor sofreu de uma doença óssea rara, a epifisiólise. “Ele tinha apenas 15 anos e era obrigado a ficar em casa, tratando-se com morfina. Mas foi nessa reclusão forçada que começou a armar seu plano: se tornar o maior roqueiro do Brasil”, relata Fontoura. “Renato soltava a imaginação, escrevia diários com letras, e reportagens fictícias no qual relatava seu encontro com David Bowie e uma briga com Mick Jagger. Também foi nesse período que ele começou a colecionar vinis e entrou em contato com o punk”.

A família de Renato Russo tem tido envolvimento direto no projeto. Carmem, a irmã de Russo, foi uma das principais incentivadoras da realização do filme. “Ela colaborou bastante na pesquisa. Forneceu dados sobre a infância do Renato, abriu o álbum de fotografias e seu baú de histórias”, comentou o diretor. Além da participação da irmã, a mãe de Renato também participou do projeto, inclusive no título do filme.

"Somos Tão Jovens" não é o único projeto da Legião Urbana em produção. O curta "Faroeste Caboclo", de René Sampaio, também está sendo produzido.

Faroeste Caboclo

"Faroeste Caboclo" contará a saga de João do Santo Cristo, que deixa Salvador em busca de uma vida melhor e vai para Brasília, onde acaba se envolvendo no tráfico de drogas. Nesse contexto, ele conhece Maria Lúcia e se apaixona, mas o amor deles é ameaçado por sua disputa com Jeremias, um outro traficante da área. Os atores Fabrício Boliveira e Isis Valverde serão os protagonistas.

A música virou roteiro de cinema a partir da adaptação de Paulo Lins, autor do livro "Cidade de Deus". O roteirista Marcos Bernstein também trabalhou na adaptação. A previsão é de que o longa chegue aos cinemas no segundo semestre de 2011.

A canção "Faroeste caboclo" foi composta em 1979, na fase da carreira de Renato Russo conhecida como "trovador solitário", mas acabou fazendo sucesso ao ser incluída no disco "Que país é este", lançado pelo Legião Urbana, em 1987.

Comentários