Cinema

Publicado: Terça-feira, 13 de outubro de 2015

SESI Itu exibe filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema

Todas as sessões têm entrada gratuita.

SESI Itu exibe filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema
Cena do filme "Entre Nós"

O SESI Itu exibirá, entre 14 de outubro e 18 de novembro, sete filmes vencedores do 11º Prêmio FIESP/SESI-SP de Cinema. O público poderá conferir com entrada gratuita grandes obras do cinema nacional produzidos em 2014.

Para essa edição do Prêmio foi avaliada uma relação de 121 produções, sendo 73 longas de ficção, quatro animações, 36 documentários e oito curtas, que concorreram em 13 categorias. A programação do SESI Itu conta com os premiados "Trinta", ganhador nas categorias melhor ator e direção de arte; "Confia em Mim", vencedor das categorias de melhor fotografia e melhor montagem; "Democracia em Preto e Branco", melhor documentário; "O Menino Que Sabia Voar", melhor curta-metragem; "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", melhor diretor; "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa", melhor ator coadjuvante; "Entre Nós", melhor trilha sonora.

O Prêmio é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Serviço Social da Indústria (SESI-SP) e do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp). Além de valorizar e incentivar a produção cinematográfica nacional, a mostra dos vencedores do Prêmio tem a proposta de facilitar o acesso à cultura e de formar novos públicos para esse segmento.

> Programação da mostra

Dia 14 de outubro (quarta-feira)
Filme: "Trinta"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 92 min
Gênero: Drama biográfico
Direção: Paulo Machline | Elenco: Matheus Nachtergaele, Paolla Oliveira, Paulo Tiefenthaler, Marco Ricca e Milhem Cortaz
Prêmio de Melhor Ator para Matheus Nachtergaele e de Melhor Direção de Arte para Daniel Flaksman.

Cinebiografia de Joãosinho Trinta (1933-2011), interpretado por Matheus Nachtergaele, o filme faz um retrato do artista a partir de um recorte no tempo: dos anos de 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal, até 1974, ano em que assumiu o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba carioca. Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (1926), interpretado por Paulo Tiefenthaler, o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão.

Dia 21 de outubro (quarta-feira)
Filme: "Confia em Mim"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 85 min
Gênero: Suspense
Direção: Michel Tikhomiroff | Elenco: Fernanda Machado, Mateus Solano e Bruno Giordano
Prêmio de Melhor Fotografia para Rodrigo Monte e de Melhor Montagem para Gustavo Giani

Mari (Fernanda Machado) tem um grande sonho: abrir seu próprio restaurante. Para isso, ela trabalha duro como chef de cozinha, sempre focando sua ascensão profissional, até que um dia ela conhece Caio (Mateus Solano), um cara simpático que permite que ela enfim realize seu sonho. No entanto, Mari percebe que nem tudo é tão simples assim.

Dia 27 de outubro (terça-feira)
Filme: "Democracia em Preto e Branco"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 10 anos
Duração: 85 min
Gênero: Documentário
Direção: Pedro Asbeg | Elenco: Sócrates, Lula e Fernando Henrique Cardoso
Vencedor na categoria Melhor Documentário

Em 1982 a ditadura militar completava 18 anos. A música popular brasileira sobrevivia de metáforas, devido à grande opressão e censura, e o clube de futebol Corinthians passava por um período interno turbulento. No meio disso, o rock nacional começava a nascer. O filme mostra como a música, o esporte e a política se encontraram para mudar o rumo da história do país.

Dia 4 de novembro (quarta-feira)
Filme: "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Duração: 95 min
Gênero: Romance
Direção: Daniel Ribeiro | Elenco: Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim
Prêmio de Melhor Diretor para Daniel Ribeiro

Leonardo (Ghilherme Lobo), um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel (Fabio Audi) chega à cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Filme: "O Menino Que Sabia Voar"
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Duração: 11 min
Gênero: Animação
Direção: Douglas Alves Ferreira
Vencedor na categoria Melhor Curta-Metragem

Um menino de apenas 7 anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada, ele voa livre e vive grandes aventuras!

Dia 11 de novembro (quarta-feira)
Filme: "Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Duração: 96 min
Gênero: Drama
Direção: Gustavo Galvão | Elenco: Vinícius Ferreira, Marat Descartes, Leonardo Medeiros e Mário Bortolotto
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para Marat Descartes

Ao fugir de casa, Pedro (Vinícius Ferreira) pega a estrada mesmo não sabendo para onde ir. Lucas (Marat Descartes) também não sabe, mas a estrada é seu palco. Com pouco mais de 30 anos, eles levam apenas a roupa do corpo. Depois de se conhecerem numa lanchonete de beira de estrada, os dois passam a viajar juntos pelo interior do Brasil em busca de uma dose violenta de qualquer coisa.

Dia 18 de novembro (quarta-feira)
Filme: "Entre Nós"
Horário: 19h
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 97 min
Gênero: Drama
Direção: Paulo Morelli | Elenco: Caio Blat, Carolina Dieckmann, Maria Ribeiro, Paulo Vilhena, Júlio Andrade, Martha Nowill e Lee Taylor
Prêmio de Melhor Trilha Sonora para Beto Villares

Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo a fim de celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá eles escrevem cartas para serem abertas dez anos depois. A viagem acaba em uma tragéd

Comentários