Cinema

Publicado: Segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Sesc Sorocaba exibe filmes da 39ª Mostra Internacional de Cinema

Apresentações acontecem de 1º a 16 de dezembro.

Crédito: divulgação Sesc Sorocaba exibe filmes da 39ª Mostra Internacional de Cinema
Filme "Três Lembranças da Minha Juventude"

Os melhores filmes do cinema contemporâneo mundial poderão ser vistos no teatro do Sesc Sorocaba, de 1º a 16 de dezembro, dentro da itinerância da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A seleção inclui dez películas produzidas em diversos países, como França, Itália, Alemanha, Portugal, entre outros.

"Três Lembranças da Minha Juventude" (2015)
1º de dezembro (terça-feira), às 19h

Com direção de Arnauld Desplechin, o filme abre a mostra, contando a história de Paul Dédalus, que vai deixar o Tajiquistão. Ele se lembra da infância em Roubaix, do ataque de loucura da mãe, do laço que o unia ao irmão Ivan, uma criança devotada e violenta. Lembra-se quando fez 16 anos, da viagem de seu pai à União Soviética. Também se recorda de quando tinha 19 anos, da irmã Delphine, das festas com Pénélope e Kovalki, o amigo que ainda o trairia. Lembra-se dos anos como estudante em Paris e da vocação para a antropologia. Acima de tudo, Paul se recorda de Esther, o amor da sua vida.

"Labirinto de Mentiras" (2015)
2 de dezembro (quarta-feira), às 19h

Dirigido por Giulio Riccicarelli, a trama se passa em Frankfurt (Alemanha), no ano de 1958, e retrata a vida de um jovem promotor público, Johann Radmann, que encontra documentos que ajudam a iniciar um processo contra alguns membros da SS, uma das maiores organizações nazistas, que serviram em Auschwitz. No entanto, os horrores do passado e a hostilidade demonstrada em relação ao seu trabalho deixam Johann à beira de um colapso. Para ele, é quase impossível encontrar o seu caminho em um labirinto em que todos parecem estar envolvidos ou ter culpa.

"Os Campos Voltarão" (2015)
6 de dezembro (domingo), às 18h

O filme dirigido por Ermanno Olmi, conta na trama a história de um grupo de soldados que enfrenta uma série de dificuldades no front italiano, após os sangrentos combates em Altipiano, nordeste do país, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial. A história se passa durante uma noite, na qual os acontecimentos se sucedem sem um padrão definido: as calmas montanhas podem se tornar um lugar onde os homens morrem. Apesar do seu caráter de ficção, as histórias contadas pelo filme são reais.

"Visitas ou Memórias e Confissões" (1982)
6 de dezembro, às 20h

Com direção de Manoel de Oliveira, este é um filme autobiográfico sobre a vida e a casa do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015). A partir de lembranças e relatos, este documentário póstumo, rodado no ano de 1982 sob a condição de ser apresentado somente depois de sua morte, relata a importância que essa residência teve em sua vida.

"Rocco e seus irmãos" (1960)
8 de dezembro (terça-feira), às 19h

Dirigido por Luchino Visconti, o filme conta a história da italiana viúva Rosaria Parondi, em busca de uma vida melhor com seus filhos - Rocco, Simone, Vincenzo, Ciro e Luca - trocam a miserável Sicília pela industrial Milão. Na cidade grande, cada irmão segue um rumo diferente. Quando Simone é abandonado pela amante, que se envolve com Rocco, tem início a degradação de uma família corrompida pelos valores e costumes de uma sociedade hostil.

"Sabor da Vida" (2015)
9 de dezembro (quarta-feira), às 19h

Resultado de uma colaboração entre os países Japão, França e Alemanha, dirigido por Naomi Kawase, a obra conta a história de Sentaro, um personagem que administra uma pequena padaria que serve dorayakis (panquecas recheadas com pasta de feijão azuki). Quando Tokue, uma velha senhora, se oferece para ajudá-lo na cozinha, ele aceita com relutância. Mas Tokue mostra ter mãos mágicas para fazer o doce.
Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio em breve floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue vão abrir seus corações para revelar mágoas antigas.

"A Terra e a Sombra" (2015)
13 de dezembro (domingo), às 18h

Dirigido por César Augusto. A obra conta a história de Alfonso, um velho fazendeiro que volta para casa com o objetivo de cuidar do filho, que está gravemente doente. Ao chegar, redescobre o antigo lar, agora habitado por sua ex-mulher, a nora e o neto. O local parece uma terra abandonada, com grandes campos de cana-de-açúcar que rodeiam o imóvel, criando permanentes nuvens cinzas. Dezessete anos depois de os ter desamparado, Alfonso tenta encontrar o seu lugar ali para, assim, poder salvar sua família.

"O Botão de Pérola" (2015)
13 de dezembro, às 20h

Com direção de Patricio Guzman. A fronteira mais longa do Chile, esconde o segredo de dois misteriosos botões encontrados no fundo do mar. Com mais de 4 mil quilômetros de costa e o maior arquipélago do mundo, o Chile apresenta uma paisagem com vulcões, montanhas e geleiras. Nesta paisagem estão as vozes da população indígena da Patagônia, dos primeiros navegadores ingleses que chegaram ao país, e também a voz dos presos políticos chilenos. Alguns dizem que a água tem memória. Esse filme mostra que ela também tem voz.

"Para o outro lado" (2015)

15 de dezembro (terça-feira), às 19h

Dirigido por Kiyoshi Kurosawa o filme relata a história de Yusuke, marido de Mizuki, que afogou-se no mar há três anos. Quando ele repentinamente volta para casa, ela não se surpreende. Em vez disso, Mizuki fica pensando porque ele demorou tanto tempo. Ela, então, aceita ser levada por Yusuke em uma jornada que mudará sua vida.

"As mil e uma noites: Volume 2 - O Desolado" (2015)

16 de dezembro (quarta-feira)

Encerrarando a mostra, o filme com direção de Miguel Gomes conta na trama, narrada por Xerazade como a desolação invadiu os homens. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

Ingressos

Os ingressos serão vendidos a R$6,00 (meia) para estudantes, servidores de escola pública, pessoas com mais de 60 anos, aposentados ou deficientes e R$12,00 (inteira). Para os trabalhadores do comércio de bens, serviços ou turismo matriculado no Sesc e dependentes, a entrada será gratuita.

Serviço:

Itinerância da 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Local: Sesc Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, nº 555, no Jardim Faculdade - Sorocaba/SP
Data: 1º a 16 de dezembro
Lotação: 275 lugares
(15) 3332-9933

Comentários