Cinema

Publicado: Quinta-feira, 4 de maio de 2017

Sesc Sorocaba apresenta filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar

Exibições são gratuitas e fazem parte do projeto CineCafé.

Sesc Sorocaba apresenta filmes do diretor espanhol Pedro Almodóvar
Cena do filme "Má educação"

O projeto CineCafé, do Sesc Sorocaba, apresenta neste mês de maio os filmes dirigidos pelo aclamado diretor espanhol Pedro Almodóvar. Nas terças-feiras, do dia 9 a 30, às 19h, serão apresentados os filmes “Fale com ela” (ESP, 2002, DVD, 112 min.), “Má educação” (ESP, 2004, DVD, 106 min.), “A pele que habito” (ESP, 2011, DVD, 117 min.) e “Julieta” (ESP, 2016, DVD, 100 min.). Todas as exibições são gratuitas e acontecem no Teatro da Unidade. Os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. A classificação indicativa dos filmes é 16 anos.

Pedro Almodóvar é diretor, roteirista, compositor e ator. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor e ganhou o Prêmio Oficial da Ordem das Artes e Letras do Ministério da Cultura Francês.

No dia 9, o filme que abre a projeto é “Fale com ela”. Em Madri, vive Benigno Martin, um enfermeiro cujo apartamento fica em frente a academia de balé comandada por Katerina Bilova. Ele fica na janela da sua casa observando os ensaio com especial atenção a uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, acaba internada no hospital onde ele trabalha. Benigno cuida dela, em coma, com um cuidado acima do normal.

No dia 16 será exibido o filme “Má educação”. Quando um velho amigo entrega ao cineasta Enrique Goded um roteiro baseado na adolescência dos dois, Enrique é obrigado a reviver sua juventude em um internato católico. Alternando passado e presente, o roteiro acompanha um travesti que se reconecta com antiga namorada. O encontro faz a personagem refletir sobre a vitimização sexual e o trauma de esconder sua preferência sexual.

No dia 23 o longa exibido será “A pele que habito”. Roberto Ledgard (Antonio Banderas) é um conceituado cirurgião plástico, que vive com a filha Norma (Bianca Suárez). Ela possui problemas psicológicos causados pela morte da mãe, que teve o corpo inteiramente queimado após um acidente de carro e, ao ver sua imagem refletida na janela, se suicidou. O médico de Norma acredita que esteja na hora dela tentar a socialização com outras pessoas e, com isso, incentiva que Roberto a leve para sair. O cirurgião pensa que a filha foi estuprada e elabora um plano para se vingar do suposto estuprador.

O filme que encerra a mostra, dia 30, é “Julieta”. Julieta é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo. Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz, uma antiga amiga de sua filha Antía, faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

Cinema em Reflexão

Após os filmes “Fale com ela” e “A pele que habito”, nos dias 9 e 23, respectivamente, acontece o Cinema em Reflexão, que discute os aspectos técnicos e teóricos dos filmes. No dia 9 quem comanda o bate-papo é Sérgio Rizzo, jornalista, doutor em meio e processos audiovisuais e mestre em artes e cinema pela ECA-USP. No dia 23 a reflexão é com Paulo José Moraes, psicodramatista e crítico de cinema. O Cinema em Reflexão acontece no Teatro, logo após as exibições dos longas.

SERVIÇO:

"Fale com ela" 
Direção: Pedro Almodóvar, ESP, 2002, dvd, 112 min.
Dia 9, terça, às 19h.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

"Má educação"
Direção: Pedro Almodóvar, ESP, 2004, dvd, 106 min.
Dia 16, terça, às 19h.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

"A pele que habito"
Direção: Pedro Almodóvar, ESP, 2011, dvd, 117 min.
Dia 23, terça, às 19h.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

"Julieta"
Direção: Pedro Almodóvar, ESP, 2016, dvd, 100 min.
Dia 30, terça, às 19h.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 16 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Cinema em Reflexão
Dia 9, terça, às 21h. Com Sérgio Rizzo, jornalista, doutor em meio e processos audiovisuais e mestre em artes e cinema pela ECA-USP.
Dia 23, terça, às 21h. Com Paulo José Moraes, psicodramatista e crítico de cinema.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 16 anos. 

Comentários