Cinema

Publicado: Segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Série sobre nomes de ruas tem pré-estreia em Indaiatuba

Produção foi concebida e dirigida por Vicentini Gomez.

Série sobre nomes de ruas tem pré-estreia em Indaiatuba
Bastidores das gravações com a atriz Ana Lucia Torre e o diretor Vicentini Gomez

O cineasta, ator e produtor Vicentini Gomez mobilizou a equipe da Palha & Cia para elaborar um produto com a finalidade de despertar nas crianças e adolescentes a curiosidade e a sede de conhecimento sobre a trajetória da vida privada e pública das pessoas cujos nomes estão nas placas. Afinal, as placas que dão nomes aos logradouros públicos nos aproximam da História.

O produto resultante dessa inquietação foi a série de oito filmes “Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas”, que tem pré-estréia exclusiva para a imprensa no cinema de Indaiatuba nesta terça-feira, dia 16 de agosto. Cada filme aborda a vida de uma das oito personagens escolhidas para compor a série, tanto pela importância de suas contribuições ao país quanto pelo significado da presença em placas de ruas, avenidas e praças de um grande número de cidades do país.

O conjunto de filmes explora de forma criativa um rico material arquivístico e bibliográfico distribuído em várias instituições, e dá movimento a uma grande variedade de imagens pouco conhecidas do grande público. Com recursos que juntam animação 3D e live action a placa ganha vida e se transforma na “Plaquita”.

Sua voz é dublada pela atriz Carla Masumoto, que repete o bordão “eu fico azul de raiva” cada vez que algo estranho acontece na rua, provocando reflexões sobre a responsabilidade de cada um na preservação dos espaços públicos, instigando reflexões sobre os deveres de cada cidadão na manutenção do bem comum e realçando o significado de pequenos gestos na geração de melhor qualidade de vida para todos.

Introduzido o tema, “Plaquita” aborda momentos da trajetória da vida privada e pública de personalidades que se dedicaram à vida pública como Oswaldo Cruz, Olavo Bilac, Diogo Feijó, Cerqueira César, Getúlio Vargas, Santos Dumont, Carlos Gomes e Almirante Tamandaré.

Os filmes da série foram todos realizados com apuro técnico, viabilizado pelo uso de equipamentos de última geração, e tem a participação de atores renomados como Ana Lucia Torre, Carlos Meceni, Calixto de Inhamuns, Will Damas, entre outros. O roteiro e a direção couberam ao experiente Vicentini Gomez, “ator global” e autor de documentários sobre história local e adaptações videográficas de teses acadêmicas que fizeram sucesso na TV Cultura e TVs universitárias.

A trilha sonora tem a marca do professor e músico Michel Vicentini e “Plaquita” ganhou movimento pelas mãos do especialista em animação Gilberto Caserta. Os trabalhos de computação gráfica de Hugo Caserta deram aos filmes um toque especial, que não deu sossego a nenhuma das imagens do rico acervo iconográfico mobilizado na confecção dos filmes.

Fotografias antigas e recentes ganham movimento, permitindo uma dinâmica que torna agradável acompanhar cada um dos roteiros, todos elaborados com leveza sem perder substância e graça, na narrativa da atriz Carla Masumoto. O projeto “Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas” conta com orientação do historiador Prof. Jonas Soares de Souza.

Serviço:
Pré-estreia para a imprensa
Série “Brincando e Aprendendo com Ruas, Becos, Avenidas & Alamedas”
Data: dia 26 de agosto, às 14h
Local: Cinema do Polo Shopping
Endereço: Alameda Filtros Mann, nº 670 – Jardim Tropical, Indaiatuba 

Comentários