Cinema

Publicado: Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Projeto CineCafé exibe filmes às terças no Sesc Sorocaba

Atividade é gratuita e acontece no Teatro da Unidade.

Crédito: Divulgação Projeto CineCafé exibe filmes às terças no Sesc Sorocaba
O filme que abre a programação é "Divinas Divas"

O projeto CineCafé do Sesc Sorocaba continua com sua programação em fevereiro. Neste mês serão exibidos os filmes “Divinas Divas”, dia 6, “O Moinho e a Cruz”, dia 20 e “A Ilha do Milharal”, dia 27, sempre às terças (exceto dia 13), às 19h. Logo após as sessões acontece o “Cinema em Reflexão”, um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados. Os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente com uma hora de antecedência na Central de Atendimento.

O filme que abre a programação é “Divinas Divas” (direção: Leandra Leal. Brasil, 2017. 110 min.), dia 6. No documentário é abordada a trajetória de oito artistas travestis que fizeram história no Rival, Teatro que pertence à família de Leal há gerações. Rogéria, Jane di Castro, Divina Valéria, Eloina dos Leopardos, Brigite de Búzios, Camille K, Fujika de Halliday e Marquesa viram Leal crescer na coxia e nos bastidores da casa localizada na Cinelândia, região centro do Rio. Delicado e carregado de sentimento, o documentário é uma declaração de amor da diretora ao legado das divas, cujas carreiras já duram mais de 50 anos. A classificação indicativa é 16 anos.

No dia 20 é a vez do filme “O Moinho e a Cruz” (direção: Lec Majewski. Polônia, Suécia, 2012. 92 min.), que propõe uma recriação inédita e em movimento do quadro “A Procissão para o Calvário” (1564), de Pieter Bruegel, que narra a Paixão de Cristo durante a ocupação espanhola. A trama alterna a construção do quadro narrada por Bruegel, o sofrimento de Jesus, comentado por Maria, e a vida típica dos camponeses que compunham esta sociedade do século XVI. A classificação indicativa é 16 anos.

Já o filme “A Ilha do Milharal” (direção: George Ovashvili. Geórgia, França, Alemanha, Cazaquistão, República Checa, 2014. 100 min.) fecha a programação dia 27. A película retrata a mudança de um velho camponês com sua neta para uma pequena e deserta ilha no meio do rio Enguri para plantar milho. Este rio separa a Geórgia da Abkhazia e já foi cenário de sangrentas batalhas. Como soldados ainda surgem na região, o clima é de tensão. A classificação indicativa é 12 anos.

Cinema em Reflexão

Após cada sessão, (exceto dia 13) o cineasta Marcelo Domingues comanda um encontro para discutir com o público os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados.

Serviço:

CineCafé
De 06 a 27, terças (exceto dia 13), às 19h
Teatro. 270 lugares - Grátis
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade
Telefone: (15) 3332-9933

Comentários