Cinema

Publicado: Terça-feira, 31 de outubro de 2017

"Orixás vão ao Cinema" é tema de especial que ocorre no Sesc Sorocaba

Apresentações em novembro e dezembro.

"Orixás vão ao Cinema" é tema de especial que ocorre no Sesc Sorocaba
Cena do filme "O Jogador"

O Sesc Sorocaba apresenta em novembro e dezembro o “Especial – Orixás vão ao Cinema”. De 7 de novembro até 5 de dezembro, todas as terças (exceto dia 21), às 19h, os filmes exibidos serão seguidos pelo Cinema em Reflexão, que nestes meses terá a participação do babalorixá, psicodramatista e crítico de cinema Paulo José Moraes, que privilegia o elemento terra para problematizar as "quizilas" (distúrbios) dos personagens dos filmes contemplados, propondo reflexões sobre sua relação com os Orixás. O Especial faz parte da programação do projeto “Iorubrá – Quilombo: Cultura, Território e Resistência”.

As exibições e o bate-papo acontecem no Teatro da Unidade e são recomendadas para maiores de 14 anos. Os interessados devem retirar os ingressos gratuitos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. Antes dos filmes, serão exibidos os Politicurtas, curtas que abordam questões políticas, sociais, ambientais e culturais, com o intuito de provocar reflexões acerca dos modos de pensar e existir no mundo.

Confira os filmes que serão exibidos:

O Jogador (direção: Robert Altman. EUA ,1992, 124 min.)
Dia 07/11

Um executivo de estúdio é pressionado por uma série de fracassos de bilheteria consecutivos e começa a receber ameaças anônimas. Obcecado com as mensagens, ele mata um roteirista que acredita ser o responsável por elas e tenta driblar as investigações policiais.

Ou Tudo ou Nada (direção: Peter Cattaneo. Reino Unido, 1998, 92 min.)
Dia 14/11

Sheffield é uma cidade com muitas empresas. Elas entram em declínio e o número de desempregados cresce diariamente. Um deles é Gaz, pode perder a custódia do filho por não conseguir sustentá-lo. Seus amigos não estão em situação melhor. Mas ele percebe que muitas mulheres estão dispostas a pagar para assistir show de strippers e Gaz tem a ideia de que eles, e os amigos, apresentem um show do tipo.

O Labirinto de Fauno (direção: Guillermo del Toro. Espanha/ México, 2006, 112 min.)
Dia 28/11

Espanha, 1944, a Guerra Civil já terminou, mas rebeldes ainda lutam nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia, de 10 anos, muda-se para lá com sua mãe. Solitária, ela descobre em seus passeios pelo jardim da mansão um labirinto que faz com que um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos.

Pão e Tulipas (direção: Silvio Soldini, Itália/ Suiça, 1999, 114 min.)
Dia 05/12

Rosalba é uma dona de casa de Pescara, Itália, que viaja em uma excursão de ônibus com a família. Em uma das paradas do ônibus é esquecida pelos demais. Sem dinheiro e sem bagagem pede carona, mas no caminho decide mudar de destino e ir a Veneza, a cidade de seus sonhos. Em Veneza, Rosalba tira férias da casa, filhos e marido, arruma um emprego e faz amizades. Mas seu marido logo envia um detetive que a procurará pela cidade.

Iorubrá

Em novembro, o Sesc Sorocaba apresenta o projeto “Iorubrá - Quilombo: Cultura, Território e Resistência”. O objetivo é contextualizar a diversidade como identidade, a pluralidade como raiz e a expressão híbrida das comunidades de negros e brancos como parte fundamental da cultura popular brasileira, por meio de espetáculos, bate-papos, shows, narração de histórias, entre outras atividades na programação do Sesc Sorocaba.

SERVIÇO:

Especial - Os Orixás vão ao Cinema
De 07/11 a 05/12, terças, às 19h. Exceto dia 21.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Politicurtas
De 07/11 a 05/12, terças, às 19h. Exceto dia 21.
Teatro. 270 lugares. Grátis. 14 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Cinema em Reflexão
De 07/11 a 05/12, terças, às 21h. Exceto dia 21.
Teatro. 270 vagas. Grátis. 14 anos.

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade - Sorocaba/SP.
Telefone: (15) 3332-9933.

Comentários