Cinema

Publicado: Segunda-feira, 27 de março de 2017

Mostra de Cinema Indígena será exibida no Sesc Sorocaba

Debates com realizadores indígenas acontecem após as exibições

Mostra de Cinema Indígena será exibida no Sesc Sorocaba
Mostra de Cinema Indígena acontece em abril

A “Mostra de Cinema Indígena” será apresentada no CineCafé de abril no Sesc Sorocaba. A Mostra faz parte do projeto Povos Sagrados, que acontece na Unidade em abril, e privilegia a produção e apresentação do cinema indígena das últimas décadas. As exibições são gratuitas e acontecem às terças-feiras, sempre às 19h.

Após as exibições serão realizados debates com a presença dos realizadores indígenas privilegiados na mostra.

Quem abre a Mostra no dia 4, é o vídeo “Tava - A casa de Pedra” (direção: Vídeo nas Aldeias, BRA, Guarani-Mbya, 2012, dvd, 78 min.), que retrata a memória, do ponto de vista mítico-religioso, do povo Mbya-Guarani sobre as reduções jesuíticas e a guerra guaranítica, que aconteceu no século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. O debate após o vídeo será com Ariel Ortega e Patrícia Ferreira.

No dia 11, dois vídeos serão apresentados. Em “Guairakaí - o dono da lontra” (direção: Wera Alexandre, BRA, dvd, 11min, 2012), é mostrado que segundo os Guarani-Mbya, todos os seres que habitam este mundo têm algum espírito-dono que zela por eles, inclusive os animais de caça. Este documentário é dirigido e editado pelo jovem guaranimbya Wera Alexandre e traz um episódio singular que revela a riqueza do universo espiritual dos guarani e sua relação com os seres da mata. Já o vídeo “Bicicletas de Nhanderu” (de Ariel Ortega e Patricia Ferreira, BRA, dvd, 48 min) proporciona uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. O debate após os vídeos será com Alexandre Wera.

No dia 18, será exibido o filme “Piragui, a dona dos peixes” (direção: Luiza Calagian, BRA, 2016, dvd, 25 min.), que intercala duas formas de narrativa - ficção e documentário - para abordar a figura da Piragui, dona dos peixes na tradição Guarani Mbya e foi realizado junto a um grupo de jovens mulheres da aldeia tenondé porã. Além disso, acontece também a exibição da “Coletânea de Curtas”, que foram produzidos em parceria com os Guarani e trazem um pouco de sua cultura, seus rituais tradicionais, saberes sobre plantio, narrativas mitológicas e sobre a luta de seus direitos territoriais. O debate após os vídeos será com Luiza Calagian e Lucas Keese.

Quem encerra a programação é “Martírio” (direção: Vincent Carelli, BRA, 2016, dvd, 160 min.), que é uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje. Eles habitam as terras do Centro-Oeste brasileiro e entram constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si. O debate após o vídeo será com Vincent Carelli.

As exibições são recomendadas para maiores de 12 anos e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento da Unidade.

Povos Sagrados

O projeto acontece no Sesc Sorocaba em abril e tem como objetivo discutir a questão indígena no Brasil, em especial a cultura guarani, que atualmente é a etnia com maior presença no Estado de São Paulo.

Os eixos abordados durante o mês, através de diversas ações, serão: “a demarcação de terras”, “o preconceito e o massacre”, “o indígena como protagonista” e “as manifestações culturais e artísticas dos povos indígenas e seu intercâmbio no cenário nacional”. A curadoria das ações foi realizada em conjunto com o Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

SERVIÇO:
CineCafé - Mostra de Cinema Indígena
Teatro. 270 lugares. Grátis. 12 anos.
Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

“Tava - A casa de Pedra”
Com Ariel Ortega e Patrícia Ferreira.
Dia 4, terça, 19h.

"Guairakaí - o dono da lontra" e "Bicicletas de Nhanderu"
Com Alexandre Wera.
Dia 11, terça, 19h.

“Piragui, a dona dos peixes” e “Coletânea de Curtas”
Com Luiza Calagian e Lucas Keese.
Dia 18, terça, 19h.

Martírio
Com Vincent Carelli.
Dia 25, terça, 19h.

Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade
Telefone: (15) 3332-9933

Comentários