Cinema

Publicado: Terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Longa-metragem sobre a história do Judiciário terá locações em Itu

Produção do filme iniciou no mês de janeiro.

Crédito: Divulgação/Projeto "Justiça: uma história" Longa-metragem sobre a história do Judiciário terá locações em Itu
Dr. José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, ladeado por Jonas S.Souza e Vicentini Gomez

O filme “Justiça: uma história” começou a ganhar forma. Durante o mês de janeiro historiadores, especialistas, operadores do Direito e juristas renomados empolgaram os componentes da equipe no set de filmagem, especialmente o diretor Vicentini Gomez, com seus depoimentos eruditos, relatos de experiência profissional e, acima de tudo, manifestações apaixonadas em favor da transformação e aperfeiçoamento do Judiciário, um dos pilares da República brasileira.

Os depoimentos foram filmados no belíssimo Palácio da Justiça de São Paulo, ao lado da Catedral da Sé, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). O Palácio foi projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, com base no Palácio da Justiça de Calderini, em Roma. A pedra fundamental do edifício foi lançada em 1920 e somente treze anos depois a obra seria concluída.

Com grande suntuosidade, em estrutura de concreto armado e alvenaria de tijolos, o edifício de cinco pavimentos apresenta acabamentos luxuosos e uma profusão de elementos decorativos, particularmente no Salão do Júri, cenário dos depoimentos desta etapa do filme. A encenação de episódios, uma das próximas etapas de “Justiça: uma história”, terá locações em Itu e entre os atores previstos estão Ana Lucia Torres, Marcos Caruso, Carmo Dalla Vecchia e Gésio Amadeu.

O projeto do filme longa-metragem, concebido no formato de “docudrama”, foi idealizado pelo Desembargador Roque Mesquita, que também é graduado em História, com a proposta de uma abordagem da história da justiça brasileira desde a os primeiros tempos da Colônia até os dias atuais. Além da história do Judiciário, o objetivo do filme é trazer informações básicas sobre a Justiça, analisando a sua importância na sociedade procurando ao mesmo tempo tornar conhecido o complexo trabalho de seus operadores.

“A intenção é produzir uma verdadeira aula sobre o Judiciário e torná-la acessível ao grande público”, afirmou o Desembargador Dr. Roque Mesquita, ressaltando que o filme levará à população mais jovem informações sobre o Judiciário e sobre o seu papel na sociedade. “De todos os poderes, o Judiciário é o mais tímido na esfera da comunicação”, concluiu. Mesmo no âmbito da formação acadêmica, o filme possibilitará acesso às informações pouco acessíveis e será um instrumento para despertar mais atenção ao estudo da história do Judiciário tema atualmente abordado superficialmente na graduação, em virtude da escassez de material didático.

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Dr. José Renato Nalini, ao encerrar a série de depoimentos discorreu sobre a importância e o papel da instituição, o maior Tribunal de Justiça do planeta, na sociedade. Nalini concluiu esta primeira etapa das filmagens abordando questões relativas à excessiva judicialização dos litígios, “fenômeno que tem contribuído para o crescimento exponencial das tarefas dos magistrados”, e manifestou suas opiniões a respeito das futuras transformações no Poder Judiciário. O filme “Justiça: uma história”, na opinião unânime dos participantes, deve ser finalizado para se constituir em mais um instrumento nessa árdua tarefa para colocar o Poder Judiciário em maior sintonia com a sociedade.

Dentre os depoentes, além dos já citados desembargadores José Renato Nalini e Roque Mesquita, destacam-se Prof. Dr. Marco Antonio Villa, Dr. Ives Gandra Martins, Prof. Dr. Sérgio Jacomino, Prof. Dr. André Figueiredo Rodrigues, Desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, Dra. Flávia Piovezan, Juiz Jayme Walmer, historiador Sérgio Coelho, pesquisador Jonas Soares de Souza e o publicitário Carlos Alberto Parente (Calé), entre outros. 

Comentários