ponto-turístico-cruzeirosaofrancisco

Longa-metragem "Café, um dedo de prosa" tem pré-estreia em Itu

Publicado: Quinta-feira, 16 de outubro de 2014 por André Roedel


Sessão de lançamento acontece no dia 25 de outubro.

divulgação
Foto
A pré-estreia contará com a presença de Vera Holtz e Wandi Doratiotto, que emprestaram suas vozes aos personagens

Será em Itu, no dia 25 de outubro, a pré-estreia do longa-metragem de animação “Café, um dedo de prosa”, do diretor Maurício Squarisi. O filme conta a história de uma das bebidas mais famosas do nosso país, o café, descoberto na África, em 575. A exibição acontece às 19h30, no auditório do Paço Municipal, e contará com a presença de Vera Holtz e Wandi Doratiotto, que emprestaram suas vozes aos personagens. Wandi, que também é músico, foi o autor, junto com Danilo Moraes, das 11 canções criadas especialmente para o filme.

Dois amigos se encontram em uma cafeteria e, apaixonados pela bebida, conversam sobre sua história, de modo descontraído e envolvente. São muito presentes as referências ao interior do estado de São Paulo, região na qual o cultivo do grão proporcionou grande desenvolvimento econômico, político e cultural. A escolha dos atores acompanhou estas referências: Vera Holtz e Wandi Doratiotto têm um sotaque paulista natural, embora diferentes, já que Wandi é um típico paulistano e Vera traz a essência caipira do interior, mais especificadamente de Tatuí (SP).

O projeto é desenvolvido pelo diretor cinematográfico Maurício Squarisi, que tem grande experiência na área de produção, direção e animação e também estará presente na pré-estreia. Foram cinco anos de trabalho para que a produção fosse finalizada.

“Há vários anos venho estudando a história do Café e testando várias formas de contá-la em linguagem cinematográfica. Em 2009 encontrei o livro ‘História do Café’, de Ana Luiza Martins. Sua linguagem e compilação me pareceram muito adequadas para o filme. Li várias vezes, rabisquei, resumi, e fiz alguns tratamentos de roteiro. Em seguida desenvolvi um story-board e procurei a autora convidando-a para ser assessora histórica do projeto. Montei uma equipe de parceiros, com Wilson Lazaretti, Janice Castro, Beth Russo, Eliana Ribeiro, Anselmo Carvalho e outros profissionais, e formatamos o projeto, que foi aprovado através do PROAC em 2012”, explica o diretor.

Maurício já tem uma grande carreira de sucesso no mundo da animação. Ao lado de Wilson Lazaretti, é fundador do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. Ministra oficinas de animação em escolas e tem em seu currículo dezesseis filmes realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

O filme de animação “Café, um Dedo de Prosa” foi viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP). O evento de lançamento tem produção executiva da D’Color Produções Culturais, com patrocínio das empresas SAPA, Tuberfil e Grupo Simeira. A primeira exibição tem entrada franca, mas é preciso imprimir antecipadamente um vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos a partir do dia 16 de outubro.

Confira o trailer:

Serviço:
Pré-estreia: “Café, um dedo de prosa”
Data: dia 25 de outubro, às 19h30
Local: Auditório do Paço Municipal
Endereço: Avenida Itu 400 Anos, nº 111 – Bairro Itu Novo Centro
Entrada gratuita. É necessário imprimir antecipadamente o vale-ingresso no site www.dcolor.art.br/ingressos a partir de 16/10.
Os vale-ingressos devem ser trocados pelo ingresso na entrada do auditório, no dia do evento, a partir das 18h. Os ingressos que não forem trocados até às 19h15 serão invalidados e disponibilizados ao público em geral. 

Tags: itu, café, cinema, prefeitura, animação, paço municipal, longa-metragem, estreia, pre-estreia, mauricio squarisi, café - um dedo de prosa, vera holtz, wandi doratiotto, lei de incentivo fiscal

  • Comentários

Ranking

Notícias mais lidas

Período: últimos 7 dias