Cinema

Publicado: Terça-feira, 8 de agosto de 2017

Iniciativa cultural promove cinema gratuito em locais públicos

"Cine Boa Praça" levará sessões para oito cidades da região.

Iniciativa cultural promove cinema gratuito em locais públicos

Ir ao cinema é uma experiência que marca a vida de crianças, jovens e adultos. Quando a sétima arte vai até o bairro e se aproxima mais de todos com filmes de qualidade e atividades culturais, a magia se torna ainda maior. Com o objetivo de facilitar o acesso às produções cinematográficas de sucesso, o "Cine Boa Praça" – projeto que leva cinema gratuito para locais afastados – inicia sua 4ª edição a partir de 17 de agosto.

O projeto social e cultural é apoiado pela Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC - ICMS), e conta com a parceria das secretarias de cultura de oito cidades: Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Boituva, Salto, Votorantim, Araçoiaba da Serra e Alumínio.

De acordo com Lidiane Oliveira, uma das idealizadoras do projeto, esta edição contará com mais de 50 sessões. “A expectativa é de atingirmos um público de aproximadamente 10 mil pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, tendo em vista a essência do projeto, que é a democratização do acesso ao cinema, incentivando a ocupação dos espaços públicos pela população”, explica.

Como funciona

Em cada exibição, o projeto leva uma grande tela inflável em formato de claquete, cadeiras e equipamentos de som e vídeo. Além disso, um caminhão personalizado circula pelas ruas do bairro convidando todos para a ação. Estão previstos 4 filmes para exibição sempre às quintas, sextas e sábados.

Para o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, o Cine Boa Praça leva cultura e entretenimento para um grande número de pessoas, o que está alinhado aos propósitos da empresa: apoiar e incentivar projetos voltados às comunidades onde atua. “Democratizar a cultura é o enredo que só pode ter um final feliz. A Sorocaba Refrescos é patrocinadora do Cine Boa Praça desde a primeira edição, em 2012, e para nós é uma satisfação levar diversão para as famílias”, conclui.

Superar obstáculos e realizar sonhos

A organização do Cine Boa Praça sempre escolhe produções que promovem além da diversão uma reflexão. Nesta edição, o tema escolhido foi “Coragem para superar obstáculos e realizar sonhos”. “Nosso objetivo é ampliar o repertório cultural do nosso público e trazer temas que divertem e ao mesmo tempo fazem pensar. Nesta edição, escolhemos três filmes que falam sobre a superação dos desafios e a obstinação para alcançar um sonho”, explica Claudia Perrotta, também idealizadora do projeto.

Acompanhe a programação completa da edição 2017 do Cine Boa Praça pelo site www.cineboapraca.com.br ou pela página do projeto no Facebook https://www.facebook.com/CineBoaPraca.

Sinopses dos filmes:

Moana: Um Mar de Aventuras - Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Meu Amigo, O Dragão - Após um acidente de carro na floresta, o pequeno Pete fica órfão. Ele logo é encontrado pelo dragão Elliot, que passa a protegê-lo. Seis anos se passam e a dupla está na mais perfeita sintonia, vivendo na floresta sem que alguém os tenha notado, já que Elliot possui a capacidade de se camuflar. Só que um dia, Pete encontra o relógio da guarda florestal Grace Meacham. Ele passa a vê-la de longe, em um descampado onde uma madeireira está trabalhando, mas é descoberto pela jovem Natalie, que resolve segui-lo. A situação faz com que Pete seja descoberto e, após sofrer um acidente onde fica desacordado, é levado para o hospital. A situação deixa Elliot desnorteado, a ponto de deixar seu lar à procura do menino.

SING - Quem Canta seus Males Espanta - Um empolgado coala chamado Buster decide criar uma competição de canto para aumentar os rendimentos de seu antigo teatro. A disputa movimenta o mundo animal e promove a revelação de diversos talentos da cidade, todos de olho nos 15 minutos de fama e US$ 100 mil dólares de prêmio.

Serviço:

Horário:
Atividades a partir das 17h
18h30 - Início da sessão
20h30 – Término da sessão

Horário de verão a partir do dia 15 outubro:
Atividades a partir das 18h30
19h30 - Início da sessão
21h30 – Término da sessão

Datas e locais:

Agosto
17 e 18/08 – CEU Jardim Vitória – Itu
19 e 26/08 – Jardim Pirapitingui – Itu
24 e 25/08 – CRAS Vila Recriança – Itu
31/08 – Quadra do Parque das Laranjeiras - Sorocaba

Setembro
01 e 02/09 - Praça da Matriz - Bairro Aparecidinha - Sorocaba
14/09 - Quadra do Parque das Laranjeiras - Sorocaba
15 e 16/09 - Parque Amadeu Franciulli - Bairro Vitória Régia - Sorocaba
21 e 22/09 - Praça 13 de maio - Bairro Popular - Porto Feliz
23/09 - Altos do Jequitibá - Porto Feliz
28 e 29/09 - Vila Angélica - Porto Feliz
30.09 – Agrovila Caic - Porto Feliz

Outubro
05 e 06/10 – Praça Euclides do Nascimento – Salto
07/10 – Quadra do Santo Antônio – Salto
12/10 – Jardim das Nações / Cpo Nações 2 – Salto
13 e 14/10 – UBS do Jardim Saltense – Salto
19/10 – Praça Pedro Pinesi – Boituva
20 e 21/10 – Praça Armando Mouro – Boituva
26/10 – Bairro de Lorenzi – Boituva
27 e 28/10 – Praça do Arvão - Boituva

Novembro
09 e 10/11 - Praça Rua Asdrúbal Nascimento – Votorantim
11 e 18/11 - Praça Lecy de Campos – Votorantim
16 e 17/11 - Quadra Bairro Serrano – Votorantim
24/11 - Praça Central – Araçoiaba da Serra
30/11 - Igreja Central do Araçoiabinha - Araçoiaba da Serra

Dezembro
01 e 02/12 - Quadra do B. M. Paula Sposito - Araçoiaba da Serra
07/12 - Centro Esportivo Alto do Itararé - Alumínio
08/12 - Praça B. Vila Pedágio - Alumínio
09/12 - Quadra B. Irema (Casa Lar) - Alumínio

• Todas as sessões são gratuitas

Comentários