Cinema

Publicado: Quarta-feira, 13 de maio de 2015

Galpão IV e Anglo realizam o evento "Brasil: 50 anos pelo cinema"

Cineasta João Batista de Andrade é o homenageado.

Crédito: Lana de Oliveira Galpão IV e Anglo realizam o evento "Brasil: 50 anos pelo cinema"
"Vlado: 30 anos" será um dos filmes exibidos durante o evento

O Cine Clube Galpão IV inicia neste sábado, dia 16 de maio, uma série de atividades em homenagem aos “50 anos do Cinema Brasileiro” por João Batista de Andrade, com exibição gratuita de filmes e documentários realizados pelo diretor, com foco social e político no cenário brasileiro.

A programação do evento contará com a participação do diretor e uma roda de conversa com o público. As exibições dos filmes acontecerão no Espaço Cultural Galpão IV a partir deste sábado, e evento com a presença do diretor João Batista de Andrade acontecerá no auditório do Colégio Cidade de Itu - Anglo na terça-feira, dia 19 de maio.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 99871-7872 ou pela página www.facebook.com/galpaoIV.

Sobre João Batista de Andrade

João Batista de Andrade representa um ícone como um dos melhores diretores do cinema brasileiro. Ele realizou diversos filmes e documentários importantes com recorte na história, que compreende o período de transição na ditadura militar até os dias de hoje, levantando questionamentos através do cinema documental, relevantes para a cultura e história de nosso País.

É diretor, roteirista, produtor de cinema e televisão e escritor. Iniciou no cinema ainda estudante em 1963 - na Escola Politécnica da USP - abandonando o curso no último ano por causa do golpe militar, em 1964. Ele atualmente exerce a função de presidente do Memorial da América Latina e continua se dedicando a escrever livros, e produzir filmes através de sua produtora.

Um pouco de sua obra cinematográfica

Entre sua vasta obra cinematográfica destaque para “O homem que virou Suco”, vencedor de um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival Inbternacional de Cinema de Moscou, em 1981. É o único filme latino-americano a vencer esse concorrido festival. Um de seus mais recentes trabalhos, “Vlado: 30 anos depois”, com reflexões sobre o período da ditadura no País, trouxe uma forte contribuição para os debates na “Comissão da Verdade”.

Seu primeiro documentário “Liberdade de Imprensa” (1967) traz sua marca, como “cinema de intervenção”, e foi apreendido pelo Exército no Congresso da UNE (1968). Um de seus melhores filmes, “A próxima vítima” de 1987, teve um grande impacto trazendo a tona questionamentos da ilusão da abertura democrática.

Seus filmes trazem uma grande contribuição como fonte de pesquisa e estudo na área de ciências sociais, comunicação e cinema.

Idealização do projeto

O Cine Clube Galpão IV e a Fundação Marcos Amaro (FMA) obtiveram os direitos para exibição dos filmes integrando em seu acervo três títulos: “Vlado 30 anos Depois”, “Wilsinho Galileia” e “Liberdade de Imprensa”. O evento de iniciativa do Espaço Cultural Galpão IV tem o apoio e organização conjunta com o Colégio Cidade de Itu - Anglo, curadoria de Lana de Oliveira e Paulo Aranha e mediação com Cacá Valio e Leonardo Juhasz.

Programação:

Dia 16 de maio, sábado – 19h00
Filme: “Vlado: 30 anos”
Local: Galpão IV
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9 – dentro da Fábrica São Pedro – (esquina da Av. Galileu Bicudo na rotatória do morro do teatro)
Entrada franca

Dia 19 de maio, terça-feira – 19h00
Conversa com o diretor João Batista de Andrade
Mediação: Professor de História Cacá Valio e Leonardo Juhasz
Local: Auditório do Colégio Cidade de Itu - Anglo
Endereço: Praça da Independência, nº 151 - Centro
Entrada franca

Dia 23 de maio, sábado – 19h00
Filmes: “Liberdade de Imprensa” e “Wilsinho Galileia”
Local: Galpão IV
Entrada franca

Comentários