Cinema

Publicado: Segunda-feira, 6 de junho de 2016

Filmes com audiodescrição são exibidos pelo Museu Republicano de Itu

Ação integrou 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu Filmes com audiodescrição são exibidos pelo Museu Republicano de Itu
Exibição de filmes ocorreu no auditório do Centro de Estudos do Museu

O Museu Republicano “Convenção de Itu” recebeu o Circuito de Difusão da 10ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Mundo, com audiodescrição para deficientes visuais. Entre os dias 31 de maio, 2 e 3 de junho, foram apresentados gratuitamente filmes no auditório do Centro de Estudos do Museu. E no dia 31 também foi exibido o longo metragem "Felix, O Herói da Barra", de Edson Fogaça, sem audiodescrição.

O evento em Itu contou com a presença de integrantes da Escola de Cegos Santa Luzia e de alunos do Cursinho Comunitário de Itu EPA - Educação Popular em Ação. A apresentação dos filmes foi realizada pelo curador do Circuito na cidade, Paulo Aranha.

A Mostra é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da "Declaração Universal dos Direitos Humanos", proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.

É uma realização da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal.

Para ampliar o alcance do debate sobre Direitos Humanos, a Mostra foi realizada em até 1.000 (mil) espaços culturais pelo Brasil e exterior, assumindo um caráter descentralizador e democrático por meio do Circuito Difusão.

Comentários