Cinema

Publicado: Quarta-feira, 4 de março de 2015

Filme sobre a história do café é selecionado para festival em Lisboa

Em formato de animação, obra teve sua pré-estreia em Itu.

Filme sobre a história do café é selecionado para festival em Lisboa
Vera Holtz e Wandi Doratiotto participam do filme

O brasileiro Maurício Squarisi, diretor do longa de animação “Café, um dedo de prosa”, segue para Portugal para acompanhar de perto o festival de animação de Lisboa, que ocorre de 12 a 22 de março. Batizado de “Monstra”, o evento nasceu no ano 2000, com objetivo de demonstrar a pluralidade da arte e cultura, promovendo o encontro de artistas do mundo todo com base no cinema de animação.

Na 15ª edição, o festival exibe o filme “Café, um dedo de Prosa”, no dia 14 de março, na categoria não competitiva “Best of the World”, dedicada à América Latina. O longa, cuja história começou em 2009, se desenrola a partir do encontro de um casal de amigos apaixonados por café, que vão até uma cafeteria e iniciam uma conversa cheia de informações históricas sobre a bebida.

A técnica utilizada no filme reúne a tradição do desenho em papel com as novas tecnologias de animação e conta com a participação dos atores Vera Holtz e Wandi Doratiotto. Maurício Squarisi, um dos grandes nomes da área de animação cinematográfica no país, tem mais de dezesseis filmes no currículo só como diretor. Ao lado de Maurício, participarão do festival Wilson Lazaretti, produtor, Janice Castro, produtora executiva do filme, e Eliana Ribeiro, responsável pela cenografia e tratamento digital da obra.

Exposição

A viagem da equipe brasileira para Lisboa tem dupla motivação. A Casa da América Latina inaugurou uma exposição em colaboração com o Festival de Cinema de Animação, e, de 12 de fevereiro até 20 de março, exibe algumas das ilustrações originais de Squarisi para o filme “Café, um dedo de Prosa”.

Parceiro de Squarisi no Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, o brasileiro Wilson Lazaretti também expõe seu trabalho. As ilustrações são do filme “História antes de uma história”, que foi exibido no festival Monstra de 2013 e será reexibido no festival, com nova trilha sonora.

Próximos passos

Concluído no fim de 2014, após cinco anos de trabalho, o longa “Café, um dedo de prosa” teve uma única pré-estreia no Brasil, em outubro, em Itu. Segundo o diretor, Maurício Squarisi, agora começa uma nova etapa. “Com a exibição do filme na Monstra entramos numa nova fase do trabalho, talvez ainda mais desafiadora, que é a distribuição. Temos contrato com a Polifilmes, estamos trabalhando para viabilizar o lançamento comercial, e, numa terceira etapa, pretendemos organizar exibições especiais em escolas e outros locais específicos”, comenta o diretor. 

Comentários